Projeto ‘Bela Verão Transcendências’ leva diversas atrações ao Complexo da Maré, no Rio | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasProjeto ‘Bela Verão Transcendências’ leva diversas atrações ao Complexo da Maré, no Rio

Projeto ‘Bela Verão Transcendências’ leva diversas atrações ao Complexo da Maré, no Rio

Programação será selecionada por meio de edital que está com inscrições abertas. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores.

Publicado em 10 de dezembro de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Projeto Bela Verão Transcendências – Divulgação
Projeto Bela Verão Transcendências - Divulgação

O Galpão Bela Maré, localizado no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, abre espaço para artistas visuais e propostas com ênfase em ações poéticas. O projeto Bela Verão Transcendências consiste em apoiar iniciativas que preveem a realização de uma exposição coletiva, oficinas, cineclube e debates que dialoguem com o trabalho dos artistas LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, queer e intersexuais). Os interessados em participar do projeto devem se inscrever pela internet, na página do Galpão Bela Maré no Facebook. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de dezembro.

O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores, que tem como objetivo estimular a produção e a capacitação artística nas periferias urbanas e cidades do interior do Rio de Janeiro. O programa da Funarte visa também potencializar a ação de artistas e coletivos com reconhecida atuação em suas localidades, bem como valorizar a diversidade artística brasileira.

As propostas selecionadas pelo Galpão Bela Maré serão apresentadas, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, na segunda edição do Bela Verão. Desta vez, com o projeto expositivo Bela Verão Transcendências, criado a partir dos conceitos de arte, diversidade e periferia. O espaço já tem papel importante na divulgação da agenda cultural local, com atividades de música, dança, audiovisual, artes plásticas, fotografia e literatura.

Segundo o coordenador educativo do Galpão, Jean Carlos Azuos, a nova edição do programa promete agitar mais uma vez a Zona Norte do Rio. “O que nos interessa na construção de uma exposição composta por artistas LGBTQI+ oriundos de periferias é o seu poder transversal estético, a potência das linguagens, suas ressonâncias em tempos contemporâneos-contraditórios e, sobretudo, evidenciar estes corpos e sujeitos no cenário artístico. Será incrível trazer toda essa riqueza justamente no período do Bela Verão que, em sua segunda edição, vem fortalecendo o nosso vínculo e compromisso com artistas de origem popular ao mesmo tempo que consagra à cidade uma programação de férias planejada e produzida a partir destes debates”, descreve Jean Carlos.

Saiba mais sobre o edital Bela Verão Transcendências, aqui (inscrições, informações e cronograma)

Serviço:

Projeto Bela Verão Transcendências

Temporada: de 3 de janeiro a 23 de fevereiro de 2019

Entrada gratuita

Programação:
12 de janeiro – Abertura do evento
16, 23 e 30 de janeiro – Ações poéticas
18 e 25 de janeiro, e 1º de fevereiro – Sessões do cineclube / CineBela LGBTQI+
16 de fevereiro – Prosa com os artistas
23 de fevereiro – Encerramento

Local: Galpão Bela Maré
Rua Bittencourt Sampaio, 169 – Maré
Tel.: (21) 3105-1148

Contatos:
Facebook: www.facebook.com/galpaobelamare
Instagram: @galpaobelamare
e-mail: galpaobelamare@gmail.com

Projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores