Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasPrêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010

São Paulo exibe exposições "Casapina" e "Taksan" até 23 de janeiro

Publicado em 13 de janeiro de 2011 Imprimir Aumentar fonte
Exposição "Taksan", contemplada em 2010. Foto: Sharine Melo
Exposição Taksan. Foto: Sharine Melo

Os artistas plásticos Leonardo Tepedino e Patrícia Osses apresentam, até 23 de janeiro, no Complexo Cultural Funarte São Paulo trabalhos contemplados pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 – Ocupação dos Espaços Funarte. O objetivo da premiação é estimular a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens no campo das artes visuais.

Com a obra “Casapina”, que ocupa a Galeria Mário Schenberg, Patrícia Osses reconstrói os cômodos da antiga casa de sua avó paterna, no centro de Santiago (Chile). A cada cômodo desta casa-galeria corresponde uma obra – em vídeo ou fotografia – realizada na casa original: do Vestíbulo (Mampara), passando pelo Corredor (Pasillo), Sala de Jantar (Comedor), Dormitório, Banheiro (Baño), Quarto de Castigo (Cuarto de Castigo) à Copa (Cocina Americana) e à Clarabóia (Tragaluz). Estão ali também a Fachada, o Telhado Azul (Techo Azul), as Portas (Puertas), a Passagem Secreta (Pasaje Secreto) e o Pátio de Luz.

Já a Galeria Flávio de Carvalho hospeda, pelo mesmo período, a primeira exposição em São Paulo do escultor carioca Leonardo Tepedino: “Taksan – caminhos e descaminhos”. Inteiramente feita de compensado e outras madeiras, com cerca de cinco metros de altura em seu ponto máximo, a instalação foi projetada para dar forma ao vazio da Flávio de Carvalho. “[Ela] deixa o espaço transpirar e coloca de modo simples, com clareza e força, o contraste entre o espaço reto da galeria e o espaço curvo e movimentado da escultura”, define o autor. Dessa forma, o desafio do artista é o de propiciar que uma escultura autônoma e independente possa, simultaneamente, pertencer ao espaço que a abriga, tensioná-lo e transcender a ele.

Foram também contemplados com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 para ocupar as galerias Flávio de Carvalho e Mário Schenberg, em São Paulo, os artistas Erica Kaminiski, Andrei Rubina Thomaz, Elisa Pessoa Xavier e Fernando Villela de Moura Silva.

PROGRAMAÇÃO

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010 – Ocupação dos Espaços Funarte

Exposição Casapina
Artista: Patrícia Osses
Galeria Flávio de Carvalho

Exposição Taksan - caminhos e descaminhos
Artista: Leonardo Tepedino
Galeria Mário Schenberg

Até 23 de janeiro | Segunda a domingo, das 14h às 22h
Complexo Cultural Funarte SP
Al. Nothmann 1058, Campos Elíseos, tel. 3662-5177 (perto da estação Santa Cecília do Metrô)
Entrada franca