Início do conteúdo
Notícias Paradas de ônibus viram bibliotecas no RS

Funarte Notícias

Publicado em 18 de fevereiro de 2011

Paradas de ônibus viram bibliotecas no RS

Estantes nas ruas fazem parte de projeto contemplado com bolsa da Funarte

Paradas de ônibus viram bibliotecas no RS

Os moradores de Porto Alegre têm-se surpreendido ao encontrar várias paradas de ônibus transformadas em pequenas bibliotecas a céu aberto. É o Projeto Estante Pública, contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística em Artes Visuais. O trabalho recuperou os quadros metálicos laterais das paradas, antes usados para publicidade. Desativados nos últimos anos, os painéis foram convertidos em estantes com livros. A ação começou em dezembro de 2010 e atinge cinco regiões da cidade.

Após dois meses de implantação, o projeto é um sucesso. Os livros têm sido trocados diariamente, o que está além das expectativas da Nômade Ind., realizadora do projeto. Segundo o grupo, houve inclusive pedidos de instruções sobre colocação de novas estantes em outros bairros. As pessoas têm liberdade para desfrutar das obras, sem regras de uso. A única diretriz é preservar os livros e respeitar o próximo leitor. Também não há um coordenador das estantes – elas pertencem a toda a comunidade.

Segundo Daniel Müller Caminha, integrante da Nômade, o objetivo é provocar um exercício de autogestão, no qual cada um se sinta responsável, em uma experiência de aprendizagem ética. “O foco do trabalho é transformar os equipamentos urbanos em espaços de relacionamento. A ideia é que a criatividade apareça em locais não utilizados e inesperados e que as instalações motivem o contato com os textos e se integrem à vida dos bairros”, esclarece o Daniel.

Com a iniciativa, os realizadores propõem um novo conceito cultural, batizado de “transvenção”, criado para atualizar a ideia de “intervenção”. Esta sugeriria confronto e choque, enquanto que a nova proposta, ao contrário, teria como base a colaboração. O grupo quer promover o debate sobre a presença das estantes no espaço público, através do documentário “Transvenção.doc” e da interatividade, em seu site e no Twitter.

Estante Pública
Realização: Nômade Ind. – núcleo de pesquisa em inovação social do Grupo Nômade
Contemplado com o Prêmio Funarte de Estímulo a Criação e Crítica em Artes Visuais 2010
Mais informações e interatividade: www.estantepublica.com.br
Twitter: @estante_pública
E-mail: contato@estudionomade.com.br
Telefone: (51) 4101-1960
Site do Grupo Nômade: www.estudionomade.com.br