Mostra ‘The Letter’ reúne instalação, desenhos e vídeos na Funarte MG | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasMostra ‘The Letter’ reúne instalação, desenhos e vídeos na Funarte MG

Mostra ‘The Letter’ reúne instalação, desenhos e vídeos na Funarte MG

A exposição discute o tempo da criação e o tempo da fruição na arte

Publicado em 19 de março de 2014 Imprimir Aumentar fonte
Monica Rubinho
Sem Título | Mônica Rubinho

A Fundação Nacional de Artes inaugura, no dia 27 de março, quinta-feira, às 19h30, na Funarte MG, a mostra coletiva “The Letter”, com obras dos artistas Júnior Suci, Kátia Fiera, Mônica Rubinho e Sidney Philocreon. Organizada em torno de uma instalação, dois vídeos e aproximadamente 15 desenhos, a mostra expande seu caráter artístico exibindo também as principais referências visuais dos artistas em torno das obras.

O título “A Carta” é usado como metáfora do tempo, que, como nas correspondências escritas à mão, estabelece campo para as particularidades de confecção e interpretação dos conteúdos. Ao contrário das imagens referenciais, praticamente descartáveis, veiculadas em redes de relacionamento por dispositivos móveis, computadores etc., a carta aqui é sinônimo de outra qualidade de apreciação.

“O projeto expográfico da mostra tem um papel importante para a articulação dos conteúdos expostos: ao rodear os desenhos com diversas imagens digitais impressas, estes evidentemente criados a partir de processos manuais, e, portanto, laboriosos e lentos, a exposição permite que o visitante estabeleça relações entre o tempo de criação e o tempo de fruição dos estímulos visuais, aumentando sua percepção acerca da manutenção e, sobretudo, da qualidade da comunicação humana”, explicam os artistas.

A mostra foi contemplada pelo Prêmio Funarte 2013 por meio do edital de Ocupação do Galpão 5 da Funarte MG.

Artistas e obras

Fiquei de Bem Comigo | Júnior Suci

Júnior Suci apresenta um vídeo e 3 séries de desenhos de observação em que discute a fidelidade da imagem em relação ao seu objeto de referência. “Na minha imagem-obra, reproduzir e reorganizar gestos e objetos observados, ganha um significado performático na medida em que eu me aproprio de situações vistas em outros corpos, imaginários ou reais, para posteriormente reproduzi-los com meu próprio corpo e assim registrá-los por meio do desenho”, escreve.

A Pescadora de Ilusões | Kátia Fiera

Kátia Fiera busca, por meio de um desenho de ação direta que transita do papel à parede e desta à caixas e mesmo objetos, encontrar novas possibilidades de articular seus trabalhos com a arquitetura do espaço expositivo. Apresenta ainda uma instalação e um vídeo. “Ao mesmo tempo que me sinto conectada ao tempo dos tablets, sinto que meu trabalho demanda um outro tempo, aquele de folhear páginas de um livro, percorrer uma paisagem, o tempo da lembrança”, declara Kátia.

Mônica Rubinho vale-se do uso de materiais impregnados de questões conceituais e poéticas para a composição de seus desenhos como rendas e tecidos. Escreve “(…) como artista visual, crio imagens e coisas presenciais num momento de invasão visual possibilitado por um universo infindável de recursos digitais e num mundo que vem substituindo o presencial pelo virtual”.

Sem Título | Sidney Philocren

Sidney Philocreon mostra desenhos que usam diversas técnicas incluindo até a caligrafia. “Penso que a avalanche de imagens suprime a condição das barreiras idiomáticas e que a escrita e a música cantada ainda sofrem; mas o olhar, esta ferramenta que ainda permanece individualizada, termina por trilhar focos de interesse diante dessa amplitude de ofertas”, explica.

Serviço:

Mostra Coletiva de Artes Visuais “The Letter”
Abertura: dia 27 de março, sexta-feira, às 19h30
Período expositivo: de 27 de março a 27 de abril de 2014
Horários: terça e quarta, das 13h às 19h;
quinta, sexta, sábado e domingo 14h às 20h.
Entrada livre e gratuita.
Encontro com os artistas e lançamento do catálogo: 26 de abril, sábado, às 17h

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68, Bairro Floresta
Telefones: (31) 3213 3084 e 3213 7112