Início do conteúdo
Notícias Mostra em homenagem a José Simeão Leal em cartaz na Estação das Artes, em João Pessoa (PB)

Funarte Notícias

Publicado em 16 de maio de 2013

Mostra em homenagem a José Simeão Leal em cartaz na Estação das Artes, em João Pessoa (PB)

Mostra iconográfica integra projeto contemplado no Edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras

Mostra em homenagem a José Simeão Leal em cartaz na Estação das Artes, em João Pessoa (PB)

A vida e a obra de José Simeão Leal (1908-1996) inspiram a exposição em cartaz, até o dia 16 de junho, na Estação das Artes, novo prédio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, em João Pessoa (PB). Na mostra José Simeão Leal – Homem de Cultura estão objetos pessoais, fotografias, cartas, documentos, obras de arte de autoria do próprio Simeão e depoimentos sobre este ilustre paraibano.

Nascido na cidade de Areia, no estado da Paraíba, José Simeão Leal ocupou lugar de destaque na cena literária, artística e cultural brasileira. Administrador cultural, diplomata, crítico de arte, jornalista, médico, colecionador e artista plástico, ele foi um dos grandes incentivadores e inauguradores do movimento editorial no setor público do Brasil. Foi diretor do Serviço de Documentação do MEC, onde dirigiu e publicou as revistas Cultura, Arquivos e as coleções Cadernos de Cultura, Vidas Brasileiras, Letras e Artes, Teatro, além de outras publicações culturais.

Organizada por uma equipe multidisciplinar composta por professores, artistas e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional-NDIHR, órgão responsável pelo Acervo José Simeão Leal), a mostra iconográfica é parte integrante do projeto “José Simeão Leal – Gestão e Manutenção de Acervos e Arquivos em Artes Visuais”, contemplado no Edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras. O projeto tem o apoio da Associação Cultural da Funarte, da Prefeitura de João Pessoa/ Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e da Universidade Federal da Paraíba (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação).

Além da exposição – espécie de fotobiografia em homenagem a Simeão Leal – o projeto também realizará, na primeira semana de junho, um seminário em torno do acervo e arquivo de José Simeão Leal (NDHIR/UFPB), envolvendo especialistas, professores e estudantes das áreas de Artes Visuais, História, Arquivologia e Ciência da Informação.

A proposta é promover uma ampla divulgação e discussão sobre assuntos urgentes relacionados a acervos e arquivos, como: planejar, gerir, manter, exibir, guardar e disponibilizar estes equipamentos; desvelar o acervo de José Simeão Leal para pesquisas futuras, alimentando necessidades acadêmico-culturais; e contribuir na construção e preservação da memória no campo da cultura local, regional e nacional.

Leia mais

SERVIÇO

O que: José Simeão Leal – Homem de Cultura (mostra iconográfica)

Onde: Estação das Artes (Avenida João Cirilo Silva, S/N – Altiplano – João Pessoa-PB, Anexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes)

Abertura: 10 de maio, às 18h

Visitação: até 16 de junho de 2013 (de terça a domingo, das 8h às 20h)

Realização: Conexão Artes Visuais/ Funarte/ Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura)

Patrocínio:
Petrobras

Apoio: Associação Cultural da Funarte

Apoio institucional: Prefeitura Municipal de João Pessoa e Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Organização: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFPB

Obs. Todo o acesso às atividades previstas no projeto é gratuito.