Mostra ‘Navegar – uma expedição por imaginários’ é aberta para visitação na Funarte SP | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasMostra ‘Navegar – uma expedição por imaginários’ é aberta para visitação na Funarte SP

Mostra ‘Navegar – uma expedição por imaginários’ é aberta para visitação na Funarte SP

Exposição interativa apresenta fotografias, poesias, desenhos e obras construídas a partir dos sentimentos infantis e da relação das crianças com a cidade

Relacionado a: Artes Visuais, Teatro
Publicado em 16 de janeiro de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Navegar Foto Sissy Eiko
Mostra 'Navegar'. Foto: Sissy Eiko.

O Complexo Cultural Funarte SP recebe, a partir de 20 de janeiro, a exposição Navegar – uma expedição por imaginários, com curadoria Grupo Esparrama, direção de arte e cenografia de Jaime Pinheiro. A mostra fica em cartaz até 4 de março e a entrada é franca.

Sob coordenação pedagógica de Laila Sala, a exposição é um dos resultados do projeto Navegar, que envolveu crianças de três territórios: CEU Heliópolis, EMEI Gabriel Prestes e Ocupação Hotel Lord Palace. O grupo realizou vivências de escutas com as crianças para entender o que pensam, o que sentem e de que forma vivem sua relação com a cidade. A partir dessas ações, foi criada a mostra com obras de Daniel Viana (poeta), Sissy Eiko (fotógrafa) e Marina Faria (Ilustradora). A instalação tem o formato de um grande barco, utilizado como uma metáfora de navegação por São Paulo.

Navegar apresenta fotografias, poesias, desenhos e obras construídas a partir dos sentimentos infantis e da relação das crianças com o lugar onde vivem. Também há atividades lúdicas, que convidam o público a interagir, deixando sua própria marca no projeto. Entre as ações propostas, há jogos de tabuleiro em que é preciso se movimentar pela cidade e enfrentar os desafios de mobilidade. Há também um mapa afetivo em que cada um pode marcar seus lugares preferidos na região.

Além da mostra Navegar, o processo de escuta realizado com as crianças será utilizado pelo grupo para criar o terceiro espetáculo da série Teatro na Janela (com previsão de estreia para 2018).


Sobre o grupo:
Criado em 2012, O Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o Teatro na Janela (2013), que trouxe o debate sobre a relação entre arte e cidade também para o público infantil. Com apresentações no Minhocão (Elevado Presidente João Goulart, no bairro paulistano de Santa Cecília), fechado aos domingos para lazer, o grupo contribuiu para dar usos culturais e artísticos a equipamentos urbanos. A base de pesquisa é o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, etc.). Esparrama já recebeu o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação, pela direção, e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço. Também foi contemplado com o programa Rumos Itaú Cultural. Com o projeto Navegar, contemplado na 29ª edição do Fomento ao Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o grupo vem promovendo oficinas, temporadas de apresentações e expedições com crianças de diferentes territórios.

Centro de Convivência Waly Salomão – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo – SP)

Projeto: Navegar – uma expedição por imaginários
Abertura: dia 20 de janeiro. Sábado, 10h
Visitação: de 21 de janeiro a 4 de março. De segundas a sextas, das 10h às 18h. Sábados e domingos, das 15h às 18h.
Entrada franca

Ficha técnica:
Curadoria: Grupo Esparrama | Direção de arte e cenografia: Jaime Pinheiro | Obras: Daniel Viana (poesia), Sissy Eiko (fotografia) e Marina Faria (Ilustração) | Coordenação pedagógica: Laila Sala

Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com