Inscrições abertas para o ’9º Colóquio Fotografia e Imagem: Autografias’ | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasInscrições abertas para o ’9º Colóquio Fotografia e Imagem: Autografias’

Inscrições abertas para o ’9º Colóquio Fotografia e Imagem: Autografias’

Contemplado no Edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras, projeto leva ao público palestras, oficinas e leituras de portfólio. As atividades são gratuitas

Publicado em 12 de junho de 2013 Imprimir Aumentar fonte
Inscrições até 18 de junho
Inscrições até 18 de junho

Até o dia 18 de junho, estão abertas as inscrições para o Colóquio Fotografia e Imagem: Autografias, que será realizado, de 19 a 22 de junho, em Belém do Pará. Os interessados em participar do evento podem acessar o site http://fotoativa.org.br/coloquio e se inscrever em palestras, mesas redondas, leituras de portfólio e um workshop. O projeto, contemplado no Edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras, é realizado pela Associação Fotoativa como um estímulo à reflexão crítica e ao diálogo sobre a relação entre a imagem contemporânea e a fotografia em diversos campos do conhecimento. Desde a sua última edição, conta também com o apoio do Centro Cultural Sesc Boulevard, local em que serão realizadas as atividades.

Neste ano, o Colóquio vai homenagear as “Autografias”, momentos de reflexão coletiva a partir de uma leitura sobre a obra ou parte do trabalho de um autor significativo para a história da fotografia. Organizados pelos fundadores dos grupos FotoPará e Fotoativa, esses espaços de discussão marcaram a trajetória de muitos artistas e pesquisadores da cidade, que apresenta uma história singular e de relevância nacional desde a década de 1980.

Durante os quatro dias do evento, o público terá acesso, gratuitamente, a uma programação diversificada e reflexiva. Serão realizadas duas mesas redondas, uma sequência de autografias, um minicurso teórico e duas séries de leituras de portfólio com artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, como Luiz Braga, Alexandre Sequeira, Patrick Pardini, Mariano Klautau Filho, Alexandre Belém e João Castilho.

“Cada momento da programação propõe um tipo de interação entre os convidados e o público, sendo que as mesas e as autografias serão um momento de reflexão compartilhada e debatida por um público maior; já o minicurso e as leituras de portfólio vão focar em um público já com uma produção em fotografia e em busca de referenciais para pensar o seu processo de produção”, explica um dos organizadores do Colóquio, Ionaldo Rodrigues Filho, que também coordena o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Fotoativa.

Programação – A programação do 9º Colóquio Fotografia e Imagem: Autografias está disponível em http://fotoativa.org.br/coloquio. Para assistir e participar das mesas e autografias é preciso se inscrever por meio do formulário online, disponível na página do evento. Como as vagas são limitadas, as confirmações serão enviadas por e-mail, assim como as informações a respeito das listas de espera.
Além de se inscrever, os interessados nos workshop e nas leituras de portfólio precisarão seguir as orientações necessárias ao processo de seleção, disponíveis também nos formulários online.

Convidados do 9º Colóquio Fotografia e Imagem: Autografias

Alexandre Sequeira
Artista plástico e fotógrafo, é mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social, com participação em variados encontros de fotografia, seminários e exposições no Brasil e em países como França, Bélgica, Cuba, Espanha, entre outros.

João Castilho
Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou exposições individuais e participa regularmente de coletivas em diversas galerias do Brasil e exterior. Ganhou os prêmios Ibram de Arte Contemporânea (2012), Marc Ferrez de Fotografia (2010) e Conrado Wessel de Arte (2008). Publicou os livros Pulsão Escópica (2012), Peso Morto (2010) e Paisagem Submersa (2008). Tem obras nos acervos do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, no MAM da Bahia e no Musée du quai Branly de Paris, entre outros.

Mariano Klautau Filho
Fotógrafo e pesquisador, cursa o doutorado em Artes Visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É professor da Universidade da Amazônia e coordenador e curador independente em projetos como “Fotografia Contemporânea Paraense – Panorama 80/90”, “Colóquio Fotografia e Imagem” da Fotoativa e “Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia”. Possui obras em acervos de diversos museus localizados em Curitiba, São Paulo e Belém.

Patrick Pardini
Fotógrafo e pesquisador, coordena o Núcleo de Fotografia do Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Realizou, na década de 1980, uma série de documentários audiovisuais sobre temas relacionados à Amazônia e uma primeira exposição individual sobre ritos sociais urbanos, intitulada “O ritual das máscaras” (Centro Cultural São Paulo, 1989). Em 2008, expôs no Itaú Cultural de São Paulo a série Arborescência – fisionomia do vegetal na paisagem amazônica. Autor de artigos como “O mundo como fisionomia: retrato ou paisagem?” e “Natureza e cultura na paisagem amazônica: uma experiência fotográfica com ressonâncias na cosmologia ameríndia e na ecologia histórica”.

Luiz Braga
Sua produção artística é marcada pela imagem da gente e das paisagens amazônicas. O talento em retratar a cultura amazônica de forma afetiva e distante de estereótipos conferiu-lhe vários prêmios. Participou de mais 120 exposições, com destaque para a retrospectiva Arraial da Luz (2005), em Belém (PA), e a 53ª Bienal de Veneza, na Itália, em 2009. Seus trabalhos fazem parte de coleções como as do Centre Culturel Les Chiroux, na Bélgica; do Museu de Arte Moderna de São Paulo; e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Alexandre Belém
Jornalista, fotógrafo e editor de imagens, é o criador e editor do blog Olhavê, coautor do site Perspectiva e editor do blog Sobre Imagens. Entre 2010 e 2011, foi editor de fotografia do site da revista VEJA e do Fórum Virtual, blog do 2º Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo. Vencedor de premiações destinadas a blogs e mídias digitais, é autor do livro Olhavê Entrevista (2012) e também diretor do Madalena Centro de Estudos da Imagem, de São Paulo.

Leia mais