Início do conteúdo
Notícias Tuca Vieira expõe na funarte SP

Funarte Notícias

Publicado em 12 de novembro de 2013

Tuca Vieira expõe na funarte SP

Mostra apresenta gigantografia da fachada do Edifício Copan

Tuca Vieira expõe na funarte SP Exposição ‘V. se encontra na posição da seta’. Imagem: Tuca vieira.

A partir do dia 19 de novembro, a Galeria Mario Schenberg, do Complexo Cultural Funarte São Paulo, recebe a exposição V. se encontra na posição da seta, do artista Tuca Vieira, que foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013. A obra, uma gigantografia, apresenta a fachada posterior do Edifício Copan, além de detalhes selecionados e superampliados pelo artista. O trabalho é o resultado da fusão de 105 fotografias digitais diferentes, em uma imagem de mais de 5 metros. Nela é possível ver detalhes invisíveis a olho nu, como moradores trabalhando e objetos pessoais.

O nome da mostra é uma referência ao mapa de localização luminoso que fica na entrada do edifício projetado, na década de 1950, pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A exposição propõe uma reflexão sobre temas contemporâneos, como o excesso de imagens, o voyeurismo, o mapeamento e a tecnologia digital. “Tenho fascínio pela imagem do Copan e penso que o fotógrafo deve mostrar o que as pessoas não veem”, diz o artista. “Na exposição, quis mostrar quantas fotografias pode haver dentro de uma só”, completa. “Os conceitos de fragmentação e de desconstrução estão presentes desde o princípio, já que o próprio edifício é uma construção e cada janela, um fragmento”, diz Tuca. “Há um jogo de montagem e desmontagem dessa imagem, que é o próprio conceito do trabalho. Cabe ao observador compor e recompor o edifício em sua imaginação”.

A obra também foi selecionada pelo programa Transatlântica e exposta em Madri em 2012, durante o Festival Photoespaña, no Instituto Cervantes.

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Galerias Funarte de Artes São Paulo
Galeria Mario Schenberg – Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Tel. (11) 3662 5177


Exposição V. se encontra na posição da seta
De 19 de novembro a 16 de dezembro | De segunda a quinta, das 10h às 18h; de sexta a domingo, das 15h às 21h

Entrada franca