Início do conteúdo
Notícias Funarte SP presta homenagem ao grafiteiro Alex Vallauri

Funarte Notícias

Publicado em 17 de abril de 2019

Funarte SP presta homenagem ao grafiteiro Alex Vallauri

Evento celebra abertura do ateliê de artes visuais da fundação em São Paulo

Funarte SP presta homenagem ao grafiteiro Alex Vallauri Ateliê Aberto – Residência Alex Vallauri. Imagem: divulgação.

No dia 27 de abril, sábado, a partir das 17h, a Funarte SP presta uma homenagem ao grafiteiro Alex Vallauri (1949-1987), batizando com seu nome o ateliê de artes visuais da instituição. O evento, organizado pelos artistas residentes, abre o espaço ao público e celebra um novo ciclo de pesquisas que se inicia neste mês.

A ação relembra, ainda, um momento histórico para a Funarte SP: em 1988, a fundação inaugurou o Muro Alex Vallauri, convidando artistas para pintar as paredes externas de suas instalações, também em homenagem ao pioneiro do grafite no Brasil. Essa foi uma das primeiras vezes que uma instituição pública federal realizou ações de fomento para as artes de rua.

Atualmente, o Ateliê Alex Vallauri é cedido a oito artistas em início de carreira, que têm o período de seis meses para desenvolver seu trabalho. A cessão, renovada periodicamente, é feita a artistas que enviam seus projetos espontaneamente, em fluxo contínuo, ou por meio de chamamentos públicos, abertos a todos os interessados.

Alex Vallauri nasceu na Etiópia e mudou-se para o Brasil em 1965. Bacharel em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado e especialista em Artes Gráficas pelo Litho Art Center (Estocolmo, Suécia), o artista foi um dos primeiros grafiteiros do país. Conhecido por sua técnica de gravura, Vallauri utilizava outros suportes além dos muros urbanos, tendo estampado camisetas, botons e adesivos. Um de seus trabalhos mais conhecidos é a imagem de uma bota preta, com salto fino, estampada anonimamente nos muros de São Paulo.

Ateliê Alex Vallauri – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Ateliê Aberto – Residência Alex Vallauri
Dia 27 de abril. Sábado, a partir das 17h.
Entrada franca

Artistas residentes: Afolego, Alice Hellmann, Auni Seiva, Neiliane Araujo, Karola Braga, Ramo Negro, Tammy Aires

Mais informações
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)
funartesp@gmail.com