Funarte MG recebe o encontro ‘Padê Malungo: conversa entre Exu e as Carrancas’ | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasFunarte MG recebe o encontro ‘Padê Malungo: conversa entre Exu e as Carrancas’

Funarte MG recebe o encontro ‘Padê Malungo: conversa entre Exu e as Carrancas’

Evento integra a programação da mostra Malungo == Irmãos de Barco, em cartaz, no espaço

Publicado em 3 de abril de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Encontro na Funarte MG – Divulgação
Encontro na Funarte MG - Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 6 de abril, às 19h, a Funarte MG apresenta o encontro gratuito Padê Malungo: conversa entre Exu e as Carrancas. O evento faz parte da programação da exposição ‘Malungo == Irmãos de Barco’ contemplada no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015, exposta no Galpão 5 do espaço mineiro da instituição, no Centro de Belo Horizonte (MG).

Os convidados desta conversa, aberta ao público, estão divididos em mães, pais e zeladores de santo. Entre as presenças confirmadas estão: IyanifaIfadara (IyáNylsia) do IléAsé Ala OjúMejiOfáOtun; Pedrina Lourdes dos Santos, Capitã da Guarda de Massambique de Nossa Senhora das Mercês de Oliveira (MG), MametuMuiandê (Mãe Efigênia) do ManzoNgunzoKaiango e Pai Ricardo de Moura da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente.

Imbuídos pelas filosofias, saberes e experiências vinculadas às religiões de matriz africana no Brasil, os convidados mobilizarão uma roda de conversa sobre as possíveis conexões entre o universo das carrancas, seus sentidos e eficácias, e a figura de Exu, divindade do panteão afro-brasileiro. A ideia é criar um momento de experimentação que cruza diferentes cosmologias e tradições. O encontro visa proporcionar formas inventivas de troca entre os seres, as culturas e os modos de vida de cada um.

Saiba mais sobre a mostra Malungo == Irmãos de Barco, que fica em cartaz até o dia 28 de abril AQUI

Serviço

Encontro Padê Malungo: conversa entre Exu e as Carrancas

Dia e horário: 6 de abril (quinta-feira), às 19h

Convidados: IyanifaIfadara (IyáNylsia) do IléAsé Ala OjúMejiOfáOtun; Pedrina Lourdes dos Santos, Capitã da Guarda de Massambique de Nossa Senhora das Mercês de Oliveira (MG), MametuMuiandê (Mãe Efigênia) do ManzoNgunzoKaiango e Pai Ricardo de Moura da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente.

Local: Galpão 5, da Funarte – MG

Endereço: Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte (MG)

Programação faz parte da exposição Malungo == Irmãos de Barco, contemplada no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 / Funarte MG