Início do conteúdo
Notícias Funarte exibe individuais de Marcia Pastore e Tony Camargo em São Paulo

Funarte Notícias

Publicado em 9 de outubro de 2012

Funarte exibe individuais de Marcia Pastore e Tony Camargo em São Paulo

Artistas contemplados com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 expõem resultados de pesquisas poéticas sobre o corpo no espaço

Funarte exibe individuais de Marcia Pastore e Tony Camargo em São Paulo Exposição “Peso-Contrapeso”, de Márcia Pastore. Foto: divulgação

O Complexo Cultural Funarte São Paulo recebe simultaneamente, entre 10 de outubro e 19 de novembro de 2012, duas exposições de artistas selecionados este ano pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea.

Na Galeria Flávio de Carvalho, Márcia Pastore apresenta a instalação Peso-Contrapeso, que transforma o espaço num complexo sistema de cabos, roldanas e tubos de latão. Tony Camargo ocupa a Galeria Mario Schenberg com sua mais recente série de trabalhos, intitulada Videomódulos – uma espécie de performance realizada pelo artista, com o corpo inserido em um espaço real, cenograficamente escolhido e modificado.

Peso-Contrapeso
Em Peso-Contrapeso, Márcia Pastore dá seguimento a sua investigação sobre o corpo no espaço e propõe um questionamento sobre matéria, movimento e relações de percepção. Seu alvo é o rastro dos gestos, a maneira como a ação modifica o concreto e o registro dessa ação. A obra é composta por um sistema interligado de pesos e contrapesos. Cabos de aço passam por uma ou mais roldanas presas ao teto e às paredes da galeria, e são tensionados por elementos presos a suas extremidades: tubos de latão cheios de pó de mármore e anilhas de ferro.

Assim transformado, o espaço da galeria se torna um emaranhado de cabos que, ao ser explorado, revela seus jogos de equilíbrio e correspondência. A arquitetura e a mecânica que compõem a obra tensionam, tornam visível, articulam, fracionam e medem partes distintas de um mesmo sistema de peso e contrapeso.

Videomódulos
A exposição Videomódulos, de Tony Camargo, apresenta uma série de trabalhos em vídeo conjugados em um mesmo espaço, como uma espécie de instalação. Através de um contraponto claramente pictórico, com cores e formas vibrantes que revelam uma narrativa estranha, abstrata e bastante iconográfica, Tony constrói uma ponte entre realidade e ilusão, com eventos nos quais o universo abstrato da pintura metaforicamente une-se à forma do mundo real, condicionando uma existência integral da imagem no espaço e no mundo físico.

Dia 7 de novembro, às 19h, haverá também na Funarte SP uma mesa-redonda com a participação de Agnaldo Farias, Artur Freitas e Tony Camargo. A entrada, para todos os eventos, é franca.

Serviço:

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3662-5177

Exposição: Peso-Contrapeso
Artista: Márcia Pastore
Abertura: 10 de outubro | Quarta, 19h
Visitação: 11 de outubro a 19 de novembro | De segunda a quarta, das 10h às 18h; de quinta a domingo, das 13h às 22h
Galeria Flávio de Carvalho
Entrada franca

Exposição Videomódulos
Artista: Tony Camargo
Abertura: 10 de outubro | Quarta, 19h
Visitação: 11 de outubro a 19 de novembro | De segunda a quarta, das 10h às 18h; de quinta a domingo, das 13h às 22h
Galeria Mario Schenberg
Entrada franca

Mesa-redonda
Com Agnaldo Farias, Artur Freitas e Tony Camargo
7 de novembro | Quarta, 19h
Entrada franca

Fonte: TSantos Assessoria