Início do conteúdo
Notícias Funarte Brasília recebe exposição “casamata”, de Laerte Ramos

Funarte Notícias

Publicado em 10 de abril de 2012

Funarte Brasília recebe exposição “casamata”, de Laerte Ramos

Contemplada no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011. Prazo de visitação foi prorrogado até 27 de maio

Funarte Brasília recebe exposição “casamata”, de Laerte Ramos

O artista plástico Laerte Ramos apresenta sua mais nova exposição: “casamata”, no espaço Marquise da Funarte Brasília, a partir de 12 de abril. Nascido em São Paulo, Ramos traz para a capital do país uma pesquisa de cerâmica contemporânea que permite o encontro entre artes plásticas, design e arquitetura. O projeto, contemplado no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Atos Visuais Funarte Brasília, conta com uma série de dez esculturas em cerâmica suspensas  por cabos de aço, permitindo ao espectador o contato visual com todos os lados das obras.

As obras lidam com a questão de moradia, porém não de pessoas, e sim de aves de pequeno porte e foram inspiradas no pássaro “Furnarius rufus”, popularmente conhecido como “joão- de- barro”, que constrói seu ninho usando barro em formas arredondadas. Na opinião de Ramos, “casamata” abre suas portas para possibilidades distintas tanto de moradia, quanto uma simples experiência de pesquisa de arte, de design e de arquitetura. O artista também faz uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer ao utilizar em suas esculturas escala de maquetes.

Sobre o artista
Laerte Ramos, bacharelado e licenciado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) , já expôs no Museu de Arte da Pampulha (MG), no Centro Cultural Banco do Nordeste (CE) e na Galeria do Centro Brasileiro Britânico (SP). Foi contemplado, entre outros, com o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça/Procultura de Estímulo às Artes Visuais – Funarte/MinC, Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, Prêmio Bolsa Pampulha e Prêmio FAAP – Bolsa residência Cité des Arts (FR). De dezembro de 2007 a março de 2008, Laerte Ramos realizou residência no European Ceramic Work Center (HOL).

casamata
Artista: Laerte Ramos
Projeto contemplado no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Atos Visuais Funarte Brasília

26 de maio, das 16h às 20h – Lançamento do catálogo da exposição

Prazo de visitação prorrogado:
13 de abril a 27 de maio de 2012
De segunda a domingo, das 9h às 21h

Local: Marquise/Funarte
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções) – Brasília – DFTelefones: (61) 3322-2076 / 3322-2029
www.funarte.gov.br
visuaisbsb@funarte.gov.br