Exposições de Amanda Mei e Erica Ferrari entram em cartaz na Funarte SP | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasExposições de Amanda Mei e Erica Ferrari entram em cartaz na Funarte SP

Exposições de Amanda Mei e Erica Ferrari entram em cartaz na Funarte SP

Mostras encerram o ciclo do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 em São Paulo

Publicado em 18 de maio de 2017 Imprimir Aumentar fonte
‘Estudo para Monumento’, de Erica Ferrari
'Estudo para Monumento'. Imagem: Erica Ferrari.

As exposições ‘Acordos, Desvios ou Diálogos’, de Amanda Mei, e ‘Estudo para Monumento’, de Erica Ferrari, têm abertura simultânea ao público no dia 27 de maio, das 15h às 20h. Ambos os projetos foram contemplados com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 e encerram o ciclo de exposições desse edital em São Paulo. A visitação se estende de 28 de maio a 10 de julho, de segundas a sextas das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 15h às 19h.

Na Galeria Flávio de Carvalho, a artista Amanda Mei apresenta ‘Acordos, Desvios ou Diálogos’, cujas pinturas e esculturas remetem ao equilíbrio entre os elementos do universo, tanto os da natureza quanto aqueles produzidos pelo homem. As combinações entre as formas na exposição fazem referência ao alinhamento dos astros e à constituição geométrica de suas órbitas. A artista aborda, ao mesmo tempo, o tema do processo de sobrevivência nas cidades, pois os trabalhos do projeto foram elaborados com materiais recolhidos no entorno da Funarte São Paulo.

Já a instalação ‘Estudo para Monumento’, de Erica Ferrari, representa em escala real, na Galeria Mario Schenberg, as ruínas de dois importantes edifícios, situados no Rio de Janeiro e em Berlim. A proposta da artista é refletir sobre a continuidade do valor simbólico dessas construções, destruídas em consequência de atos políticos.  Tal como os monumentos, acredita Erica Ferrari, também as respectivas ruínas são carregadas de valor histórico e ideológico. Ao representá-las, usando madeira e outros materiais de descarte parcialmente carbonizados, a mostra evidencia como o corpo arquitetônico de um lugar pode se tornar alvo da luta política.

As duas exposições oferecem um serviço educativo com monitoria para visitas guiadas, havendo possibilidade de agendamentos de segundas a sextas das 14h às 18h. O lançamento dos dois catálogos está marcado para 08 de julho, às 15h, no Centro de Convivência Waly Salomão, espaço entre as duas galerias de artes visuais do Complexo Cultural Funarte São Paulo.

Exposições: Estudo para Monumento e Acordos, Desvios ou Diálogos
Abertura: dia 27 de maio. Sábado, das 15h às 20h.
Visitação: de 28 de maio a 10 de julho. De segundas a sextas, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h.
Serviço educativo: segunda a sexta, das 14h às 18h.
Agendamentos: educativofunarte@gmail.com
Lançamento do catálogo: 08 de julho, às 15h
Entrada franca.

Galeria Mario Schenberg e Galeria Flávio de Carvalho – Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte

Mais informações:
funartesp@gmail.com
(11) 3662-5177