Exposição ‘Cosmografias (para São Paulo)’ e lançamento de livro acontecem no Arquivo Histórico de São Paulo | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasExposição ‘Cosmografias (para São Paulo)’ e lançamento de livro acontecem no Arquivo Histórico de São Paulo

Exposição ‘Cosmografias (para São Paulo)’ e lançamento de livro acontecem no Arquivo Histórico de São Paulo

Projeto da artista Mayana Redin foi contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014

Publicado em 18 de junho de 2015 Imprimir Aumentar fonte
Mostra Cosmografias (para São Paulo)
Cosmografias (para São Paulo)

A partir do dia 4 de julho, o público poderá conferir a mostra individual Cosmografias (para São Paulo), de Mayana Redin, no Arquivo Histórico de São Paulo, no Bom Retiro. Na exposição, a artista exibe tipologias de edifícios com nomes “cósmicos” situados em diferentes bairros da capital paulista: Astro, Planeta, Júpiter, Andrômeda, Saturno, dentre outros. O trabalho faz parte da terceira edição do projeto e, durante o desenvolvimento da pesquisa, foi contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014. Já o lançamento do livro-álbum Edifício Cosmos acontece no dia 25 de julho, às 15h, também no Arquivo Histórico. A obra reúne fotografias dos letreiros de edifícios encontrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde foram realizadas outras versões do trabalho. A entrada é gratuita e a mostra Cosmografias (para São Paulo) fica em cartaz até o dia 8 de agosto.

Segundo a artista, ela teve como intenção mapear essa peculiaridade das nomenclaturas urbanas, fazendo uma relação entre arquitetura, cidade e cosmos. A ideia era desdobrar os achados numa releitura sobre um espaço e um tempo  (a cidade e suas histórias ) que estão, como o universo, se transformando continuamente.  “A cidade é local produtor de microbiografias, microcosmologias e microutopias. Aproveito o impulso determinado pelo roteiro dos edifícios cósmicos preestabelecidos para estar atenta aos ruídos que a própria rua, cidade e indivíduos criam em seu funcionamento próprio”, declara Mayana Redin.

Os nomes cósmicos foram associados a um possível modismo relacionado ao imaginário de conquista do espaço, já que boa parte dos edifícios relacionados na pesquisa eram dos anos 60 e 70. Tal característica foi também posteriormente encontrada em edifícios mais novos, onde a tipografia dos letreiros registrados e a própria tipologia arquitetônica e urbanística acompanharam a passagem do tempo, marcando a diferença entre os primeiros.

O livro-álbum Edifício Cosmos apresenta fotografias dos letreiros e traz, ainda, textos de cinco autores, dentre eles, artistas, escritores e arquitetos que foram convidados a dialogarem com o trabalho de maneira transversal durante o lançamento da obra.

Serviço:

Exposição: “Cosmografias para São Paulo”, mostra individual da artista Mayana Redin
Abertura: Dia 4 de julho, sábado, às 11h
Período: Até 8 de agosto

Lançamento do livro-álbum Edifício Cosmos: Dia 25 de julho, sábado, às 15h

Entrada gratuita

Local: Arquivo Histórico de São Paulo
Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro, São Paulo (SP)
(11) 3396-6060

Projeto contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014