Exposição “RONDA – Parte 1” é aberta na Liberdade, em São Paulo (SP) | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasExposição “RONDA – Parte 1” é aberta na Liberdade, em São Paulo (SP)

Exposição “RONDA – Parte 1” é aberta na Liberdade, em São Paulo (SP)

Projeto foi contemplado no Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014

Publicado em 22 de julho de 2015 Imprimir Aumentar fonte
Vivência para o projeto – Foto: Maura Grimaldi
Vivência para o projeto - Foto: Maura Grimaldi

A mostra RONDA – Parte 1, das artistas visuais Flora Leite e Maura Grimaldi, traz uma instalação tridimensional, portátil e possível de ser controlada remotamente, que remete à estrutura de um farol, usado para fins náuticos. Fotografias, vídeos, desenhos e textos também serão exibidos na exposição, através da parceria da produtora Cinema Zungu com o projeto. A mostra RONDA – Parte 1 fica em cartaz até o dia 22 de agosto na Casa Tomada, localizada no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP).

O interesse das artistas visuais Flora e Maura na estrutura do farol surgiu da ideia de ter algo capaz de contemplar tanto o universo dos instrumentos óticos com projeção de espelhos, luzes e lentes, quanto a dimensão simbólica desse dispositivo que serve para guiar navios à terra com segurança. A peça é deslocada para as montanhas do interior de Minas Gerais e em expedições ao Pico do Selado, no município de Monte Verde (MG). As artistas sobem com a estrutura e passam a noite operando o farol que, depois, é transportado novamente na descida da montanha. RONDA – Parte 1 foi criada a partir do material produzido ao longo dessa experiência.

Durante o período da mostra – de 18 de julho a 22 de agosto –, as artistas vão trabalhar no espaço expositivo com o objetivo de concluir uma publicação que será lançada no dia do encerramento. Além da exposição em cartaz e do lançamento da publicação, será exibida uma sessão especial, aberta ao público, com a projeção de dois filmes relacionados ao projeto Fly Me e Ronda – Making Of.

Sobre as artistas

Flora Leite
A artista paulista é Bacharel em Artes Plásticas com habilitação em escultura pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2010). Desde 2009, participa de mostras coletivas e realiza exposições individuais, em São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa, entre outras cidades. Principais mostras: as individuais sobre toldos no Museu de Arte de Ribeirão Preto (2010) e aquarismos, no Centro Cultural São Paulo (2011); participação na coletiva Aduana, no Picadeiro Real – Museu de História Natural de Lisboa (2011); e na exposição Aparição, na Galeria Atena Contemporânea, com curadoria de Fernanda Lopes; Programa de Formação Independente Para Artistas e Curadores – PIESP (2011-2012), dirigido por Adriano Pedrosa; residências como o programa Atelier Aberto #7, na Casa Tomada e a residência São João, no Rio de Janeiro. Lançamento da publicação Só Se Vive Duas Vezes, em parceria com a pesquisadora Isabella Rjeille, como conclusão do programa Permanência Temporária, na Casa Tomada (2014). Atualmente está finalizando o projeto RONDA – Parte 1.

Maura Grimaldi
É paulista; mestre pelo programa de Artes Visuais e bacharel em Artes Plásticas com habilitação em pintura da Universidade de São Paulo – ECA/USP (2009). Participou de exposições em Fortaleza, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, dentre outras cidades brasileiras. Principais exibições: A vanguarda está em ti, na ocasião dos 55 Anos do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, em Portugal (2014); I Mostra do Programa de Fotografia, no Centro Cultural São Paulo (2012/2013) e a mostra Esquinas, realizada no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (2012); artista residente do Ateliê do Paço das Artes, em São Paulo (2010), do programa Ateliê Aberto #6 na Casa Tomada (2012); da École Supérieure de Beaux-Arts TALM, em Tours na França (2013) e no Centro de Arte Jardim Canadá – JACA, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte (2014). Atualmente está preparando suas novas pesquisas para participar da 11º Residência Artística do Red Bull Station.

Serviço:

Exposição RONDA – Parte 1, das artistas Flora Leite e Maura Grimaldi
Período da mostra: De 18 de julho a 22 de agosto
Local: Casa Tomada – Rua Braz Cubas, 335 – Liberdade, São Paulo (SP)
(11) 2532-7455

Entrada gratuita

Projeto contemplado no Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014


Farol - Foto: Maura Grimaldi