Exposição ‘Mundo Animal’, de Gervane de Paula, inicia temporada na Funarte MG | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasExposição ‘Mundo Animal’, de Gervane de Paula, inicia temporada na Funarte MG

Exposição ‘Mundo Animal’, de Gervane de Paula, inicia temporada na Funarte MG

Abertura da mostra é nesta quarta, dia 13 de junho, às 20h. Artista é um dos indicados ao Prêmio Pipa 2018

Publicado em 12 de junho de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Exposição ‘Mundo Animal’ – Divulgação
Exposição ‘Mundo Animal’ – Divulgação

O artista plástico Gervane de Paula apresenta, a partir de 13 de junho, quarta-feira, na Funarte MG, em Belo Horizonte, a exposição Mundo Animal. A mostra, contemplada pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais, reúne cerca de 30 obras, entre pinturas, instalações e esculturas, todas em tamanhos, formatos e linguagens diferentes. Através de seu trabalho, o artista mato-grossense, indicado ao Prêmio Pipa 2018, provoca reflexões acerca do mundo contemporâneo. Mundo Animal fica em cartaz até o dia 29 de julho, de quarta a domingo, das 14h às 22h. Depois de Belo Horizonte, a exposição segue para Campo Grande (MS), no Museu Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul – MARCO, de 24 de outubro a 2 de dezembro.

A exposição tem curadoria de Daniela Labra e Laudenir Gonçalves. Daniela explica que a obra de Gervane tem um enfoque regional, mas, ao mesmo tempo, fala das estruturas de poder que se replicam por todo o país e pela América Latina. Em Mundo Animal, mensagens permeadas pelo sarcasmo debocham contra a hipocrisia que está rondando o mundo atual, a cada dia mais conservador. Para o curador pedagógico, Laudenir Gonçalves, a produção do artista é bastante complexa e dá margem a interpretações diversas: “Por ser tão atual e relacionada à verdade – apesar de não ser notícia – é que sua obra causa tanta inquietação. O trabalho de Gervane é provocativo, mas a partir de coisas que ele observa no cotidiano, no dia a dia dele, da cidade, dos acontecimentos, no jornal, na TV. Ele simplesmente estetiza o que está percebendo no mundo, o que está acontecendo, e nisso não tem nada de mal, isso está colocado, está escancarado pra todo mundo ver. Só que, quando ele estetiza, aí aparece toda uma hipocrisia, critica e censura sobre a obra do artista”, pondera Laudenir.

Ao ser questionado sobre o seu trabalho e a mensagem que repassa através de suas obras, Gervane de Paula afirma que as interpretações são questões individuais, muito particulares. “A obra está posta, cada pessoa absorve da forma que conseguir, ao seu alcance individual. O artista não pode ficar muito preocupado em explicar, após a obra finalizada ela ganha outros status, outras dimensões e para cada pessoa pode significar algo muito diferente, que inclusive tem a possibilidade de se distanciar das mesmas razões pelas quais foram produzidas”, reflete sobre a receptividade do público a obras que trazem o cotidiano de forma tão expandida.

Sobre Gervane de Paula
O artista plástico nasceu em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, onde reside e trabalha desde 1977. Integrou a “Geração 80”, movimento artístico brasileiro de grande relevância nas artes plásticas, e desde então vem participando de mostras individuais e coletivas em museus do Brasil e do exterior. Sua obra tem sua natureza na cultura de massa, popular e religiosa, e trata do realismo social falando sobre as várias formas de violência urbana, partindo do cenário local para retratar o mundo em que vive. Sua produção está situada entre a pintura, desenho, objeto e instalação, utilizando diversos suportes e materiais.

Serviço

Exposição Mundo Animal
De 13 de junho a 29 de julho de 2018
Abertura: 13 de junho, às 20h
Horário de visitação: De quarta-feira a domingo, das 14h às 22h

Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213 – 3084

Contato: exposicaomundoanimal@gmail.com

Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais