Diálogos ArteCiência chega ao Recôncavo (BA), nos dias 8 e 9 de abril. | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasDiálogos ArteCiência chega ao Recôncavo (BA), nos dias 8 e 9 de abril.

Diálogos ArteCiência chega ao Recôncavo (BA), nos dias 8 e 9 de abril.

Contemplado na Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2012, projeto vai construir rede interativa cultural de colaboração

Publicado em 5 de março de 2013 Imprimir Aumentar fonte
Dialogos Arte e Ciencia_Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2012_realizacao 2013
Flyer

Objetivo do projeto é ampliar o acesso a eventos, promover o debate virtual sobre as artes e conectar pessoas de todo o Brasil

O Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Casa da Árvore Projetos Sociais e seus parceiros prosseguem a série de ações colaborativas do projeto Diálogos ArteCiência no Recôncavo, na Bahia, com a oficina BEAM: Biologia, Eletrônica Arte e Mecanismos, nos dias 8 e 9 de abril.

Ministrada pelos professores Guto Nóbrega e Malu Fragoso, da UFRJ, a oficina contempla a apresentação do conceito BEAM e a construção de um pequeno robô sonoro sensível à luz. O trabalho traz conceitos científicos na articulação com as artes, em uma demonstração inventiva da união de Arte e Ciência. Ciceroneados por professores da UFRB, os artistas pesquisadores da UFRJ, que coordenam o NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos, apresentam metodologias e técnicas usados em trabalhos desenvolvidos por eles. As aulas serão realizadas nos espaços da UFRB, em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, nos dias 8 e 9 de abril.

Contemplado no edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2012, o projeto tem como objetivo aplicar redes de dados digitais de alta velocidade a atividades culturais e ampliar o uso desta tecnologia na área de cultura. Com isto, os realizadores pretendem gerar maior número de pontos de acesso a eventos artísticos, dando capilaridade às ações nesta área. A ideia é ampliar o acesso a eventos, promover o debate virtual sobre as artes e conectar pessoas de todo o Brasil.

O projeto tem como foco de interesse o diálogo entre arte e ciência, campos de conhecimento que, segundo os realizadores, tem muitos pontos de convergência, apesar das metodologias distintas. A proposta é assumir a tecnologia como padrão propulsor deste diálogo entre as duas linguagens. Neste sentido, busca-se discutir a produção artística e cultural, principalmente a de base tecnológica, e articular pessoas ligadas a ela, originárias das cinco regiões brasileiras. Graças a isso, segundo os organizadores, o projeto cumpriria o propósito de tornar mais acessíveis as ações culturais e, portanto, aumentar o alcance e o poder de envolvimento deste setor.

O primeiro evento do projeto foi uma oficina, na Universidade Federal do Amapá (Unifap) em Macapá (AP), realizada nos dias 18 e 19 de março.

BEAM: Biologia, Eletrônica Arte e Mecanismos

PRÓXIMAS ETAPAS

Etapa Porto Alegre (RS)

Videografismo em rede

10 e 11 de abril de 2013
Campus da UFGRS

Etapa Goiânia (GO)

Arte Interativa
24 e 25 de abril de 2013

Centro Cultural Gustav Ritter

Simpósio da Rede

Goiânia (GO)
8 a 10 de maio de 2013
Centro de Cultura e Eventos da UFG – Câmpus II

BEAM: Biologia, Eletrônica Arte e Mecanismos