Curadoria Educativa é tema de encontro com Mônica Hoff no Circuito Sergipe de Curadoria | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasCuradoria Educativa é tema de encontro com Mônica Hoff no Circuito Sergipe de Curadoria

Curadoria Educativa é tema de encontro com Mônica Hoff no Circuito Sergipe de Curadoria

Projeto foi contemplado com o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição

Publicado em 29 de setembro de 2016 Imprimir Aumentar fonte
Encontro Circuito Sergipe de Curadoria
Encontro Circuito Sergipe de Curadoria

Nesta sexta e sábado, 30 de setembro e 1 de outubro, o Circuito Sergipe de Curadoria receberá a artista, curadora e pesquisadora Mônica Hoff. A convidada vai compartilhar com o público suas experiências com projetos pedagógicos e de arte e educação em bienais, museus de arte e instituições nacionais e internacionais. Este será mais um encontro do Circuito Sergipe de Curadoria, projeto contemplado com o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição e realizado pelo Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana, juntamente com a Fundação Nacional de Artes – Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal, e em parceria com a Universidade Federal de Sergipe.

A cada encontro, a iniciativa busca aprimorar o conhecimento e a prática do trabalho em curadoria de exposições a partir do entendimento da produção e da visão crítica sobre a arte contemporânea, considerando seus aspectos conceituais, expográficos e educativos. E conta com a experiência de conceituados profissionais da área oriundos de diversos estados do Brasil, proporcionando uma construção coletiva acerca do tema da curadoria relacionada às artes visuais contemporâneas e servindo de estímulo e referência para as produções artísticas locais.

Encerrando o Circuito Sergipe de Curadoria, nos dias 7 e 8 de outubro, o artista Eder Santos abordará a relação do artista com o curador a partir das suas experiências com vários curadores nas exposições coletivas e individuais das quais participou. Eder Santos é autor de uma densa obra em vídeo e instalação, cujos trabalhos integram acervos de instituições como o Musem of Modern Art, em Nova Iorque, e o Centre Georges Pompidou, em Paris.

Sobre Mônica Hoff – Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos no PPGAV/UDESC. De 2006 a 2014, coordenou o projeto pedagógico da Bienal do Mercosul, atuando também como curadora de base e coordenadora do Programa Redes de Formação da nona edição do evento, em 2013. No período, organizou três publicações: Pedagogia no Campo Expandido, com Pablo Helguera, em 2011; e A Nuvem e Manual para curiosos, com Sofía Hernandez Chong Cuy, em 2013. Desde 2014, realiza, em parceria com a curadora Fernanda Albuquerque, o Laboratório de Curadoria, Arte e Educação em diferentes cidades brasileiras; e desde 2015 o projeto Encontros Entropicais, com os artistas e designers Marco D Julio e Marcelo Fialho, em Florianópolis. Prepara a primeira edição do projeto Escola de Surf-etc. Nos últimos anos têm colaborado com projetos e instituições nacionais e internacionais como Matadero Madrid, Museo Picasso Málaga, Liverpool Biennial, Colección Cisneros, New Museum/NY, Casa Daros, Instituto MESA, De Appel Arts Centre, NC-Arte, Alumnos 47, Museu de Arte do Rio (MAR), Laagencia, Bienal de São Paulo, MASP,  Fondazione Antonio Ratti e Museo Thyssen-Bornemisza.

Serviço

Circuito Sergipe de Curadoria
Convidada:
artista, curadora e pesquisadora Mônica Hoff

Gratuito

Local: Museu da Gente Sergipana
Av. Ivo do Prado, 398 – Centro, Aracaju – SE

Obs. As rodas de conversa, que ocorrem na sexta para o público em geral sem necessidade de inscrição, contam com tradução em libras. Já a capacitação, no sábado, também é gratuita, mas direcionada aos participantes previamente inscritos.

Mais informações:
Instituto Banese
Tel. (79) 3218-1551

Este projeto foi contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição