Brasília recebe temporada de Prêmios Funarte de Arte Contemporânea | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasBrasília recebe temporada de Prêmios Funarte de Arte Contemporânea

Brasília recebe temporada de Prêmios Funarte de Arte Contemporânea

Com entrada gratuita, as obras 'Monumento' e 'Poema 193' estarão expostas até 2 de abril

Publicado em 10 de março de 2017 Imprimir Aumentar fonte
exposicoes
'Monumento'(esq) e 'Poema 193' (dir) trazem arte contemporânea à Funarte DF. Fotos: divulgação

Duas exposições vencedoras do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea – Atos Visuais 2015 são destaque na programação do Complexo Cultural da Fundação em Brasília, Distrito Federal. Com um olhar atento a situações que desafiam a vida social nos dias de hoje, os artistas premiados desta temporada trazem para o Espaço Marquise/Entorno e Galeria Fayga Ostrower, respectivamente, as obras Monumento e Poema 193.

Realizada pelos irmãos Adriano e Fernando Guimarães (DF) e pelo jovem artista Ismael Monticelli (RS), Monumento traz à tona a falência de ideais preconizados pelas sociedades modernas como geradores de progresso. A intervenção questiona o desenvolvimento da indústria automobilística no país e a própria criação de Brasília, 54 anos atrás. Para este trabalho, que tem curadoria de Daniela Name (RJ) e Marília Panitz (DF), Ismael Monticelli e os irmãos Guimarães escolheram como matéria-prima a terra bruta e restos de veículos acidentados.

Poema 193, exibida na Galeria Fayga Ostrower, é uma criação do artista plástico cearense Diego de Santos, também vencedor do conceituado Prêmio PIPA Online Popular, em 2014. Com fotos, desenhos e vídeos, Diego de Santos realiza uma construção poética onde a ideia de moradia se assimila, em seus desdobramentos, tanto à de lares em sua intimidade como à dos conflitos sociais desencadeados pela falta de teto. O artista confronta elementos como a concha, o fogo, a fuligem e a ação do tempo para provocar um leque de leituras estéticas e sensoriais.

As duas exposições estão abertas diariamente, exceto às segundas-feiras, das 10h às 22h, com entrada gratuita.

Programação Funarte Brasília – De 9 a 16 de março


Galeria Fayga Ostrower

Exposição: Poema 193
De: Diego de Santos
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Atos Visuais
Até 2 de abril | De terça a domingo, das 10h às 21h
Classificação etária: livre
Gratuita

Marquise/Entorno
Instalação: Monumento
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Atos Visuais
Até 2 de abril | De terça a domingo, das 10h às 21h
Classificação etária: livre
Gratuita

O Complexo Cultural Funarte Brasília fica no Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções.