Início do conteúdo
Notícias Brasília recebe obra que sugere objetos caídos do espaço

Funarte Notícias

Publicado em 8 de maio de 2019

Brasília recebe obra que sugere objetos caídos do espaço

Contemplada em edital de artes visuais da Funarte, ‘Elementos de Risco, (Evento de Impacto)’, instalação de Geraldo Zamproni, fica exposta no no entorno do Complexo Cultural Funarte Brasília

Brasília recebe obra que sugere objetos caídos do espaço

Objetos caíram do espaço? Essa é a ideia básica da instalação de esculturas Elementos de Risco (Evento de Impacto), de Geraldo Zamproni, próxima obra a ser exposta no gramado da Funarte Brasília. – fruto de projeto contemplado no Edital Paralelos Artes Visuais Funarte – no dia 9 de maio, quinta-feira, das 11h às 15h, com a presença do artista. Gratuita, a visitação será aberta entre os dias 10 de maio, sexta, e 9 de junho.

Uma característica que representa a queda de objetos espaciais é um “rastro” que o artista esculpiu na terra, adjacentes às esculturas. O artista revela a velocidade e a força do impacto. Por isso, e também pela forma, os elementos podem se parecer com meteoros, ou até asteroides, num primeiro momento. Mas num segundo olhar o visitante percebe do que são feitas essas coisas; e que, na verdade, não se parecem com pedras vindas do espaço, ou algo assim. “Elas são feitas de tapumes de madeira, materiais improvisados até precários”, revela Zamproni.

Ele explica que o termo “risco”, que ilustra o título, tem nele dupla validade simbólica: refere-se também, segundo o artista, a “objetos intrusos” que “viajam” até a capital do Brasil. Porém, o nome também remeteria ao próprio material de que são constituídas as peças: madeiras frágeis, desde sua criação, “incapazes de resistir ao impacto que simulam”.

Sobre o artista

Brasileiro, Geraldo Zamproni mora em Curitiba (PR). Com formação em arquitetura e urbanismo, suas obras tem como objetivo “alterar visualmente o espaço que as rodeiam, explorando a relação entre objeto, ambiente e observador”. O artista diz que, em síntese, seu trabalho leva “provocações aos limites e inconsequências das ações humanas”. Ele busca criar estruturas que se relacionam espacialmente com o meio onde são instaladas; além de instigar reflexões sobre o uso do espaço. Também procura acrescentar humor, por vezes mensagens críticas, às suas obras. Entre as exposições que participou, destacam-se: Heysen Sculpture Biennial – Adelaide (Austrália), 2019; Sculpture by The Sea – Sydney (AUS), 2014/15/16; Aarhaus (Dinamarca), 2015; RomArt – Roma (ITA), 2015; Prêmio Funarte de Arte Contemporânea – Brasília, 2011.

Geraldo Zamproni
Elementos de Risco (Evento de Impacto)

Instalação artística

Complexo Cultural Funarte Brasília – gramado no entorno
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília (DF) – entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)

Abertura: 9 de maio de 2019, quinta-feira, das 11 às 15 h
Visitação: de 10 de maio a 9 de junho

Entrada Franca
Este projeto foi contemplado no Edital Paralelos Artes Visuais Funarte, em 2018.

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte/ Ministério da Cidadania

Mais informações
Tels.: (61) 2099-3076 / 2099-3079

Leia mais aqui sobre o Edital Paralelos Artes Visuais Funarte