Belo Horizonte e Aracaju recebem “Gravura em Circuito: em diálogos urbanos” | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasBelo Horizonte e Aracaju recebem “Gravura em Circuito: em diálogos urbanos”

Belo Horizonte e Aracaju recebem “Gravura em Circuito: em diálogos urbanos”

Projeto contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 8ª edição promove intercâmbio entre as duas cidades com oficinas, palestras e intervenções urbanas

Publicado em 6 de março de 2012 Imprimir Aumentar fonte
Foto: Elias Santos
Foto: Elias Santos

As capitais de Minas e Sergipe são os cenários escolhidos pelo artista e xilogravador sergipano Elias Santos para o projeto “Gravura em Circuito: em diálogos urbanos”, contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 8ª edição. De 22 de março a 10 de maio, serão realizadas atividades gratuitas, com intercâmbio entre as duas cidades, utilizando a gravura como narrativa visual em oficinas, palestras e intervenções. Com o mineiro Tales Bedeschi  como artista convidado, o projeto pretende estreitar vivências e conhecimentos, tendo como eixo do discurso a multiplicidade da imagem.

Para Belo Horizonte, Elias levará uma oficina de xilogravura, palestras e uma intervenção urbana na Praça da Estação. Em Aracaju, também acontecem uma intervenção no Calçadão João Pessoa, seminário e oficina para produção de xilo-panfletos, utilizando-se da construção da imagem para propor questionamentos estéticos, sociais, políticos.

O resultado da produção de Sergipe circulará em Belo Horizonte. E Aracaju receberá as gravuras dos participantes de Belo Horizonte. A ideia é que o público tenha a oportunidade de experimentar, discutir, propor questionamentos e aprofundar-se nessa linguagem artística. No encerramento do projeto, em Sergipe,serão lançados um catálogo e um DVD do projeto “Gravura em Circuito: em diálogos urbanos”.

Sobre o Rede Nacional Funarte Artes Visuais
Programa de formação, capacitação, debate e circulação de ideias, por meio do qual a Funarte busca valorizar a diversidade de estéticas, suportes e linguagens que compõem o repertório da arte brasileira. Visa fomentar a reflexão e o debate sobre as artes visuais, desenvolver instrumentos de capacitação para artistas e técnicos do setor, promover a circulação dos profissionais da área e de seu conhecimento por todo o país e estimular a formação de público. Para tanto, viabiliza o intercâmbio entre profissionais ligados às artes visuais em todo o território nacional.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22/03/12
Abertura do projeto com seminário “Gravura em Circuito: em diálogos urbanos” com Elias Santos, Tales Bedeschi e Marjorie Garrido
Horário: 19h30
Local: Auditório do Senac-SE. Av. Ivo do Prado, 564. São José. Aracaju-SE

Dias 26 a 28/03/12
Oficina de xilogravura, com Elias Santos para produção de xilo-panfletos em Aracaju
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Centro de Criatividade. Pça Saturnino de Brito, s/n. Getulio Vargas. Aracaju – SE

Dias 11 a 13/04/12
Oficina de xilogravura, com Elias Santos para produção de xilo-panfletos em Belo Horizonte/MG
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Centro Cultural UFMG. Av. Santos Dumont, 174 – Centro - Belo Horizonte – MG

Dia 14/04/12
Intervenção urbana no centro da cidade de Belo Horizonte
Local: Praça da Estação. Belo Horizonte/MG

Dia 20/04/12
Intervenção urbana no centro da cidade de Aracaju
Local: Calçadão João Pessoa e Mercado Central. Aracaju-SE

Dia 15/05/12
Encerramento do projeto com lançamento do catálogo e DVD “Gravura em Circuito: em diálogos urbanos”
Local: Sociedade Semear. Rua Vila Cristina, 148. São José. Aracaju-SE

As inscrições para a oficina em Aracaju vão de 12 a 22 de março e, para a oficina de Belo Horizonte, de 26 de março a 5 de abril. 20 vagas para cada uma.

Inscrições e Informações
gravuraemcircuito@yahoo.com.br
www.gravuraemcircuito.blogspot.com