Início do conteúdo
Notícias Artes Visuais na web

Funarte Notícias

Publicado em 22 de fevereiro de 2011

Artes Visuais na web

Livros produzidos com recursos do Conexão Artes Visuais difundem reflexões sobre o panorama contemporâneo

Artes Visuais na web Edições da série “Artistas Brasileiros – Monografias de Bolso”

Já estão disponíveis na web algumas das publicações de arte contemporânea viabilizadas com recursos do programa Conexão Artes Visuais 2010. As edições da série Artistas Brasileiros – Monografias de Bolso, por exemplo, apresentam estudos sobre personalidades da área, como Carlos Zili e Emmanuel Nassar. O livro Espaços Independentes traz um mapeamento de redutos de produção de arte no país. Já Art Bra – Moacir dos Anjos reúne reflexões desse autor sobre obras nacionais. Por fim, as revistas Tatuí e Investigação nº 11 difundem, respectivamente, conteúdos crítico e teórico.

No ano 2010, o Conexão Artes Visuais foi marcado pelo lançamento de um grande número de publicações, que não só resgatam a memória das artes visuais brasileiras como também difundem reflexões sobre o panorama contemporâneo. Além disso, o programa promoveu festivais, exposições, palestras, debates, oficinas, pesquisas de linguagem, intervenções em espaços públicos e mapeamentos em todo o Brasil, investindo na circulação de artistas, obras e ideias.

Realizado pela Fundação Nacional de Artes e o Ministério da Cultura, com o patrocínio da Petrobras, o Conexão 2010 contemplou, ao todo, 30 projetos. As informações sobre cada um deles estarão reunidas em um grande catálogo, que será lançado em breve. Ao viabilizar programas como esse, a Funarte impulsiona a produção e a reflexão no campo das artes, reafirmando seu papel estratégico no desenvolvimento de políticas culturais para o país.

Os números do Conexão Artes Visuais 2010:
– 30 projetos selecionados
– 220 ações gratuitas, de diferentes formatos, realizadas em 25 cidades:
39 encontros, debates, conversas, bate-papos e palestras
86 exposições, instalações, vídeo instalações e mostras de vídeo
44 oficinas e workshops
27 performances e intervenções
24 lançamentos de produtos
– 27 produtos culturais distribuídos gratuitamente, entre catálogos, livros, revistas e websites
– 5 livros disponibilizados na web
– 713 profissionais envolvidos em atividades, entre artistas, arte-educadores, críticos, curadores, debatedores, produtores e técnicos
– público direto estimado em mais de 61 mil pessoas
– público indireto estimado em 3,3 milhões de pessoas