“Re:Uso” apresenta palestras, oficinas de produção e residência artística em Belo Horizonte | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notícias“Re:Uso” apresenta palestras, oficinas de produção e residência artística em Belo Horizonte

“Re:Uso” apresenta palestras, oficinas de produção e residência artística em Belo Horizonte

Projeto contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais estimula o aproveitamento de material descartado na criação de intervenções urbanas

Publicado em 25 de março de 2013 Imprimir Aumentar fonte
Projeto Re:Uso – Foto Divulgação
Projeto Re:Uso - Foto Divulgação

Tendo como base de pesquisa a especulação imobiliária dos grandes centros urbanos, o projeto Re:Uso visa entender a dinâmica do processo de expansão e como ocorre a transformação da área afetada. Seis artistas foram selecionados pelo JA.CA – Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia, de Belo Horizonte (MG), para participar do projeto de residência itinerante Semana Aberta da Residência Re:Uso. A primeira etapa ocorrerá entre os dias 8 e 12 de abril, das 13h às 18h, no Jardim Canadá.

Estão sendo oferecidas ao público 24 vagas para palestras e oficinas com os seis artistas residentes selecionados –  Gabriel Nast – Itajubá (SC); Ricardo Villa (SP); Rafael RG – Guarulhos (SP), Camila Otto e André Hauck (BH) e Yuri Barros – Belém (PA) – e com a equipe do JA.CA, que coordenará as ações. As atividades têm entrada gratuita e estão abertas a estudantes e artistas interessados em participar de atividades interdisciplinares e colaborativas que estimulem a pesquisa em torno do aproveitamento de material descartado para a criação de intervenções nos polos urbanos.

Interessados em participar da Semana Aberta da Residência Re:Uso devem enviar nome completo, telefone e currículo resumido para o e-mail: info@jacaarte.org. Esta primeira residência contará com a presença dos seis artistas selecionados. No mês de maio, três deles vão para Salvador (BA) e, em junho, os outros três seguirão para Belém (PA).

Sobre o trabalho dos artistas na Semana Aberta da Residência Re:Uso

Gabriel Nast (Itajubá – SP) pretende transcender a linguagem do grafite através da reutilização dos madeirites velhos utilizados nas construções criando suportes. “Peles” que recebem a pintura, os desenhos, os recortes e as palavras.

Ricardo Villa (SP) desenvolverá Distopia, que consiste na produção de esculturas em concreto no formato de pequenos diamantes. As esculturas são orginalmente produzidas a partir de resíduos de demolição, cimento, areia e pedrisco, podendo adaptar-se à oferta de materiais possíveis da região designada para a residência.

Rafael RG (Guarulhos – SP) desenvolverá “Bem-vindo ao Jardim Xavier”, uma intervenção constituída da construção e registro fotográfico de um monumento (letras em cimento) que faz alusão a uma possível mudança de nome do Bairro “Jardim Canadá”, para “Jardim Xavier”. A proposta de mudança do nome é devido às políticas industriais mineradoras que o país Canadá adota. A escolha do nome “Xavier” deriva do nome Capão Xavier, localidade próxima ao Jardim Canadá que tem sofrido com a extração de minérios.

Camila Otto e André Hauck (BH) propõem, durante a residência em Belo Horizonte (MG), em Belém (PA) e Salvador (BA), realizar uma pesquisa artística por um viés arqueológico e antropológico executando intervenções na região.  A proposta visa coletar, por meio do convívio com as pessoas e com o espaço, objetos em desuso que sejam significativos para os moradores e que tenham relação com os locais resididos. No intuito de resgatar a importância desses objetos, durante esse contato serão também colhidos relatos que discorrerão sobre a relevância dos mesmos. Todo o material será fotografado, classificado, ordenado, exibido e resignificado em uma instalação que será itinerante – a cada dia acontecerá em um local distinto do bairro estudado. A ideia é mapear a região como um todo.

Yuri Barros (Belém – PA) propõe uma montagem com utilização de resíduo de construção, da palavra QUANDO em grande escala, interferindo na paisagem do bairro. É difícil delimitar as formas de apresentações e desdobramentos possíveis para o presente trabalho, já que a questão “quando” – seja no que se refere a expectativas futuras ou a acontecimentos passados – está presente em todos nós, em variados âmbitos.

Serviço:

Projeto Re:Uso
Contemplado no Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª edição

Semana da Residência Aberta Re:Uso

Belo Horizonte (MG)
Vagas disponíveis: 24
Período: 8 a 12 de abril, das 13h às 18h
Com os artistas residentes: Gabriel Nast – Itajubá (SC); Ricardo Villa (SP); Rafael RG – Guarulhos (SP), Camila Otto e André Hauck (BH) e Yuri Barros – Belém (PA) e com a equipe do JA.CA.
Inscrições:  info@jacaarte.org

Atenção: Não haverá seleção, as inscrições ocorrerão por ordem de envio. Os inscritos vão receber um e-mail de confirmação

Local: JA.CA - Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia – Avenida Canadá 290, Jardim Canadá – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 9946-5090

Salvador (BA), em maio – Ainda sem data e local definidos

Belém (PA), em junho - Ainda sem data e local definidos

Saiba mais sobre o JA.CA