“Lastro” apresenta palestras, oficinas e visitas a espaços culturais em Salvador | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notícias“Lastro” apresenta palestras, oficinas e visitas a espaços culturais em Salvador

“Lastro” apresenta palestras, oficinas e visitas a espaços culturais em Salvador

Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, projeto tem início agora em março

Publicado em 1 de março de 2013 Imprimir Aumentar fonte
Logo Lastro
Logo Lastro

A primeira cidade a receber as atividades do projeto “Lastro – Intercâmbios Livres em Artes: Encontros de arte e crítica”, da curadora Beatriz Lemos, será Salvador, entre os dias 18 e 21 de março, na Galeria Canizares, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto, contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, tem como objetivo principal o desenho de redes de trabalho entre agentes culturais, e busca também fazer uma pesquisa curatorial das cenas de arte, na região Nordeste do Brasil. Em abril, o trabalho segue para João Pessoa (PB) e Natal (RN). Já a partir de maio, as cidades contempladas com os encontros serão Recife (PE), São Luís (MA) e Aracaju (SE).

Uma série de atividades está incluída na programação, como palestras que tratam dos intercâmbios livres em arte e experiência da plataforma Lastro, nas quais serão enfatizados os seguintes temas: pesquisa, viagem, (re)conhecimento e proposta curatorial. Os encontros também dão lugar à informação, comunicação e trocas, ministrados pela curadora e idealizadora do projeto, Beatriz Lemos. Oficinas sobre a temática das propostas de comunicação, pontos de reflexão da mobilidade, circuitos e sistemas de arte serão apresentadas por artistas e críticos convidados. Ainda, serão feitas entrevistas e visitas a artistas e espaços culturais para a ativação de possíveis intercâmbios. A rede iniciada pelo projeto já inclui oito dos vinte países que formam a América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e Paraguai – e foi base de pesquisa para muitas iniciativas.

Serviço
Projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Artes: Encontros de arte e crítica

Salvador
Dia 18 de março, das 19h30 às 20h30 – Palestra com a curadora e idealizadora do projeto, Beatriz Lemos
Dias 18, 19, 20 e 21 de março, das 14h30 às 16h30 – Oficinas com a artista Renata Lucas

Local : Galeria Canizares
Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (BA)
Rua Araujo Pinho 16-202, Canela
Salvador (BA)
Vagas: 30
Inscrições e informações
(71) 3283-7930


A agenda com a data e os locais da programação das cidades de
João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), São Luís (MA) e Aracaju (SE) será divulgada em breve.

Saiba mais sobre o Lastro


Projeto contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição