Tiago Novaes lança “Documentário” em São Paulo | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes IntegradasTodas as notíciasTiago Novaes lança “Documentário” em São Paulo

Tiago Novaes lança “Documentário” em São Paulo

Livro, contemplado pela Bolsa Funarte de Criação Literária, aborda o sofrimento humano em tempos de superexposição na web

Publicado em 5 de novembro de 2012 Imprimir Aumentar fonte
Documentario, de Tiago Novaes
Documentario, de Tiago Novaes

O escritor e psicanalista Tiago Novaes lança, na próxima terça-feira (6), às 19h, no Bar Balcão, em São Paulo, o livro Documentário, premiado e editado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). A obra explora múltiplas linguagens para narrar o conflituoso cotidiano de um escritor que recorre à psicanálise para compreender suas angústias, como a inibição literária e o casamento sem conflitos. Um documentário audiovisual sobre a história familiar deste “paciente-autor” acompanha a edição.

Documentário utiliza os limites da linguagem para abordar o sofrimento humano. É um romance da era da superexposição, das redes sociais onde confidências e momentos fugazes se espalham em velocidade assustadora pela internet. Mas, para o autor-personagem, não basta confessar os sentimentos, é preciso compreendê-los; não basta compreendê-los, é preciso remontá-los a uma história familiar e social.

Sobre o autor

Psicanalista e escritor de talento reconhecido por Moacyr Scliar e Luiz Alfredo Garcia-Roza, Tiago Novaes escreveu Subitamente: agora (7Letras), Estado vegetativo (Callis) e participou da antologia 15 cuentos brasileiros (Comunicarte). Foi contemplado com a Bolsa de Incentivo à Criação Literária, da Secretaria de Cultura de São Paulo, em 2006 e 2008. Atualmente, organiza uma antologia reunindo os resultados do projeto Tertúlia: Encontros da Literatura (Sesc-SP). É coautor do texto para o curta-metragem O sonho de Tilden e dirigiu o documentário Herança, que acompanha o livro. Coordena, desde 2009, a oficina de prosa do projeto Tantas Letras!, da Secretaria de Cultura de São Bernardo, São Paulo.

Sobre a Bolsa Funarte de Criação Literária

Documentário foi um dos projetos contemplados pela Bolsa Funarte de Criação Literária 2010, concedida a 60 autores de todo o país para viabilizar o desenvolvimento de carreiras literárias promissoras. Entre os projetos contemplados com a Bolsa, cinco produtos finais foram selecionados para publicação pela Funarte.

Serviço:

Lançamento Documentário, de Tiago Novaes

Editora Funarte

Data: Terça-feira, 6 de novembro

Horário: 19h

Local: Bar Balcão – Rua Melo Alves, 150 – Jardim Paulista – São Paulo (SP)

Tel.: (11) 3063-6091