Início do conteúdo
Notícias Show no Palácio Capanema encerra Circuito Interações

Funarte Notícias

Publicado em 15 de dezembro de 2010

Show no Palácio Capanema encerra Circuito Interações

Evento reúne Grupo Manguerê, Marcio Bello, Beatriz Azevedo, Jorge Mautner, Chacal e Ademir Assunção

Show no Palácio Capanema encerra Circuito Interações Beatriz Azevedo apresenta o show “Alegria” no encerramento do Circuito. Foto: Divulgação.

Uma mistura de ritmos tipicamente brasileiros marcará o show de encerramento do Circuito Interações Estéticas, no dia 15 de dezembro, às 20h, no Pilotis do Palácio Gustavo Capanema – Centro do Rio. O Grupo Manguerê e o músico Marcio Bello (do projeto Tambores de Tocantins) subirão ao palco para mostrar as afinidades e as peculiaridades dos sons de Tocantins e do Espírito Santo. Já a cantora Beatriz Azevedo apresenta o espetáculo “Alegria” junto com convidados como Jorge Mautner, Chacal e Ademir Assunção.

A quarta e última etapa do Circuito está acontecendo no Rio de Janeiro desde 13 de dezembro. A programação, gratuita, inclui espetáculos de teatro, música e mídias digitais, rádio itinerante, fanzine, oficinas, seminários temáticos e lançamento de edições on-line. No dia do encerramento, pouco antes do início do show, haverá a entrega do Prêmio Cultura Viva.

O Circuito Interações Estéticas consiste em um festival nacional de cultura e arte contemporânea, realizado em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Juntas, as etapas envolvem cerca de 600 artistas e têm público estimado em 60 mil pessoas. O programa é realizado pela Fundação Nacional de Artes e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco.

O objetivo do Circuito é reunir o que existe de mais expressivo da produção dos Pontos de Cultura em parceria com os artistas residentes do Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura. Dessa forma, será possível mobilizar e articular linguagens artísticas e estéticas de diferentes regiões e levar o melhor da produção cultural brasileira para todo o território nacional.

Como desdobramento do Prêmio Interações Estéticas, realizado pela Funarte e pela Secretaria de Cidadania Cultural desde 2008, o Circuito Interações Estéticas pretende traçar novas trajetórias para a circulação da produção cultural no Brasil, bem como oferecer uma inovação no formato dos festivais de arte e cultura do país. Além disso, pretende formular estratégias para a sustentabilidade e o fortalecimento da rede entre artistas e Pontos de Cultura.

Prêmio Interações Estéticas
O Prêmio apoia projetos de diferentes segmentos artísticos ao promover o intercâmbio entre artistas e Pontos de Cultura. Desse diálogo, forma-se uma importante rede social e cultural, que se articula para além dos limites entre a “cultura erudita” e a “cultura popular”. Em sua terceira edição, realizada este ano, o programa contemplou 137 projetos nas categorias regional e nacional, com investimentos de R$ 4,5 milhões.

Ponto de Cultura
O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva, da Secretaria de Cidadania Cultural. Representantes da sociedade civil firmam convênio com o MinC, governos municipais e estaduais e, por meio de seleção pública, criam Pontos de Cultura, que ficam responsáveis por articular e impulsionar ações já existentes em suas comunidades. Atualmente, existem três mil Pontos de Cultura espalhados pelo país, com representantes das mais diversas manifestações culturais brasileiras.

Veja aqui a programação completa

Saiba mais em www.cultura.gov.br/culturaviva e www.funarte.gov.br/interacoesesteticas.

Circuito Interações Estéticas no Rio de Janeiro
De 13 a 15 de dezembro de 2010
Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 – Centro – RJ
Entrada gratuita