Show no Palácio Capanema encerra Circuito Interações | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes IntegradasTodas as notíciasShow no Palácio Capanema encerra Circuito Interações

Show no Palácio Capanema encerra Circuito Interações

Evento reúne Grupo Manguerê, Marcio Bello, Beatriz Azevedo, Jorge Mautner, Chacal e Ademir Assunção

Publicado em 15 de dezembro de 2010 Imprimir Aumentar fonte
Beatriz Azevedo apresenta o show "Alegria" no encerramento do Circuito. Foto: Divulgação.
Beatriz Azevedo apresenta o show "Alegria" no encerramento do Circuito. Foto: Divulgação.

Uma mistura de ritmos tipicamente brasileiros marcará o show de encerramento do Circuito Interações Estéticas, no dia 15 de dezembro, às 20h, no Pilotis do Palácio Gustavo Capanema – Centro do Rio. O Grupo Manguerê e o músico Marcio Bello (do projeto Tambores de Tocantins) subirão ao palco para mostrar as afinidades e as peculiaridades dos sons de Tocantins e do Espírito Santo. Já a cantora Beatriz Azevedo apresenta o espetáculo “Alegria” junto com convidados como Jorge Mautner, Chacal e Ademir Assunção.

A quarta e última etapa do Circuito está acontecendo no Rio de Janeiro desde 13 de dezembro. A programação, gratuita, inclui espetáculos de teatro, música e mídias digitais, rádio itinerante, fanzine, oficinas, seminários temáticos e lançamento de edições on-line. No dia do encerramento, pouco antes do início do show, haverá a entrega do Prêmio Cultura Viva.

O Circuito Interações Estéticas consiste em um festival nacional de cultura e arte contemporânea, realizado em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Juntas, as etapas envolvem cerca de 600 artistas e têm público estimado em 60 mil pessoas. O programa é realizado pela Fundação Nacional de Artes e pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco.

O objetivo do Circuito é reunir o que existe de mais expressivo da produção dos Pontos de Cultura em parceria com os artistas residentes do Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura. Dessa forma, será possível mobilizar e articular linguagens artísticas e estéticas de diferentes regiões e levar o melhor da produção cultural brasileira para todo o território nacional.

Como desdobramento do Prêmio Interações Estéticas, realizado pela Funarte e pela Secretaria de Cidadania Cultural desde 2008, o Circuito Interações Estéticas pretende traçar novas trajetórias para a circulação da produção cultural no Brasil, bem como oferecer uma inovação no formato dos festivais de arte e cultura do país. Além disso, pretende formular estratégias para a sustentabilidade e o fortalecimento da rede entre artistas e Pontos de Cultura.

Prêmio Interações Estéticas
O Prêmio apoia projetos de diferentes segmentos artísticos ao promover o intercâmbio entre artistas e Pontos de Cultura. Desse diálogo, forma-se uma importante rede social e cultural, que se articula para além dos limites entre a “cultura erudita” e a “cultura popular”. Em sua terceira edição, realizada este ano, o programa contemplou 137 projetos nas categorias regional e nacional, com investimentos de R$ 4,5 milhões.

Ponto de Cultura
O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva, da Secretaria de Cidadania Cultural. Representantes da sociedade civil firmam convênio com o MinC, governos municipais e estaduais e, por meio de seleção pública, criam Pontos de Cultura, que ficam responsáveis por articular e impulsionar ações já existentes em suas comunidades. Atualmente, existem três mil Pontos de Cultura espalhados pelo país, com representantes das mais diversas manifestações culturais brasileiras.

Veja aqui a programação completa

Saiba mais em www.cultura.gov.br/culturaviva e www.funarte.gov.br/interacoesesteticas.

Circuito Interações Estéticas no Rio de Janeiro
De 13 a 15 de dezembro de 2010
Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 – Centro – RJ
Entrada gratuita