Oficinas da Funarte, em Goiânia, capacitam cerca de 400 pessoas | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes IntegradasTodas as notíciasOficinas da Funarte, em Goiânia, capacitam cerca de 400 pessoas

Oficinas da Funarte, em Goiânia, capacitam cerca de 400 pessoas

O presidente da Fundação Nacional de Artes, Stepan Nercessian, prestigiou o lançamento do Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018 e falou sobre os desafios de descentralizar as ações da instituição

Publicado em 19 de julho de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018
Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018

Goiânia, capital do estado de Goiás, é a primeira cidade a receber o Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018. As atividades tiveram início na terça, dia 17 de julho, e se estendem até sexta, dia 20 de julho. Nesses quatro dias, serão realizadas 11 oficinas nas áreas das artes cênicas, música e artes visuais. A programação conta também com dois seminários sobre os temas “Arte e Educação” e “História da Arte e História da Música”.  O projeto vai capacitar cerca de 400 pessoas entre mais de 800 inscritos.

O presidente da Fundação Nacional de Artes, Stepan Nercessian, participou da abertura do programa e destacou que essa é uma das ações mais importantes da instituição nesse ano. “Não tem outra maneira mais eficaz de você manter a arte e a cultura viva do que preparando as pessoas, dando a elas a compreensão e a possibilidade delas passarem de meros espectadores para serem realizadores, pra mostrar que é possível fazer.”

Em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, dia 19 de julho, na Vila Cultural Cora Coralina, Stepan, que é goiano, explicou que o estado de Goiás foi o primeiro a manifestar interesse em sediar o programa, disponibilizando espaços para a realização dos cursos e apoio na infraestrutura, e esse foi um dos motivos para que o projeto tivesse início em Goiânia.

A próxima etapa da programação é em Londrina, no Paraná, a partir de 14 de agosto. Depois, outras cinco cidades recebem o Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018: Campina Grande (PB), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). Até dezembro, serão realizadas 77 oficinas e 14 seminários gratuitos, que irão capacitar cerca de 3 mil pessoas. Os cursos têm 20 horas de duração, cada, e são ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação.

O presidente da Fundação Nacional de Artes disse ainda que o grande desafio é descentralizar as ações da Funarte. “A função da Funarte, o grande desafio, a maioria das críticas que a gente recebe, que a gente ouve é exatamente como furar o bloqueio desse país continental e poder ter um órgão como a Fundação Nacional de Artes descentralizada. Como é que você faz pra sair do eixo Rio-São Paulo e ir para o restante do Brasil? Esse é um grande desafio que pode estar sendo aos poucos resolvido com essa itinerância, com essas viagens, com essa possibilidade de visitar o Brasil levando informações, trocando informações, recebendo também muito, esse aprendizado é de mão dupla sempre. Todo mundo que vem dizer alguma coisa sai também enriquecido com tudo que ouve, com tudo que aprende.”

Veja aqui o discurso e a entrevista do presidente da Funarte

O Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018 também foi destaque na imprensa.
Clique aqui

Em Londrina, segunda etapa da programação, os interessados podem se inscrever até o dia 8 de agosto.
Leia mais

Galeria de fotos (clique aqui)