Obra da escritora Carolina Maria de Jesus é tema de Encontro Nacional, no Rio | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes IntegradasTodas as notíciasObra da escritora Carolina Maria de Jesus é tema de Encontro Nacional, no Rio

Obra da escritora Carolina Maria de Jesus é tema de Encontro Nacional, no Rio

Além de debates, o Encontro Nacional em Torno de Carolina Maria de Jesus vai apresentar também a peça ‘Carolina, o luxo do lixo’. Dias 26 e 27 de novembro, com entrada franca

Publicado em 29 de outubro de 2014 Imprimir Aumentar fonte
Dias 26 e 27 de novembro, no Rio
Dias 26 e 27 de novembro, no Rio

No ano do centenário da escritora Carolina Maria de Jesus, o Projeto Vida por Escrito – contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Negra – se propõe a investigar e tornar acessível a obra inédita e pouco explorada da autora. Conhecida após a publicação de Quarto de Despejo, de 1960, Carolina escreveu também poemas, romances, contos, provérbios, músicas e peças teatrais. Para debater sobre a urgência e a importância de revelar essa rica obra literária, pesquisadores de diferentes partes do país participam, nos dias 26 e 27 de novembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Encontro Nacional em Torno de Carolina Maria de Jesus, Para Além dos Diários.

A abertura do Encontro será no dia 26, às 19h, no Auditório Cartola da UERJ, com a apresentação da peça ‘Carolina, o luxo do lixo’. O espetáculo é baseado no livro Quarto de despejo, que se tornou um best-seller e foi traduzido para treze idiomas. Com adaptação e interpretação do ator Wilson Rabelo e direção de Denise Zenicola, o monólogo traz a história de uma catadora de lixo narrada por um griot, contador de histórias africano. O espetáculo tem entrada franca e, em seguida, haverá debate com o ator.

No segundo dia do Encontro, serão realizadas mesas-redondas com os professores e pesquisadores José Carlos Sebe Bom Meihy (USP e Unigranrio), Valeria Rosito (UFRRJ), Raffaella Fernandez (Unicamp), Fátima Oliveira (CEFET-RJ), Carlos Alberto Cerchi (historiador de Sacramento, Minas Gerais), Brayan Carvalho (UERJ) e Eliana Villas Boas (UFTM). O evento começa às 10h, com intervalo de duas horas para almoço. No final do dia, às 16h, será exibido o documentário Favela – A vida na pobreza, dirigido por Christa Gottmann-Elter, em 1971, sobre Carolina Maria de Jesus. Haverá emissão de certificado de participação mediante solicitação.

O Encontro Nacional Em Torno de Carolina Maria de Jesus está aberto a pesquisadores, estudantes, comunidade acadêmica em geral e quaisquer outros interessados na obra da escritora ou nos debates sobre questões literárias e étnico-raciais. O evento tem o apoio do Departamento Cultural da UERJ, COART e Instituto de Letras da UERJ, e é realizado através do Prêmio Funarte de Arte Negra,  da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Serviço:

26 e 27 de novembro de 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã

Auditório Cartola (26/11, às 19h) e Instituto de Letras, 11º andar, Rav 112 (27/11, das 10h às 18h).