Início do conteúdo
Notícias Novo portal da Funarte aproxima internautas das atividades da Fundação

Funarte Notícias

Publicado em 30 de abril de 2019

Novo portal da Funarte aproxima internautas das atividades da Fundação

Novo portal da Funarte aproxima internautas das atividades da Fundação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte colocou na internet, nesta terça-feira, 30 de abril, seu novo portal. Mais do que um simples site com design novo, a plataforma é um sistema de informações que permite uma navegação com foco em privilegiar as linguagens artísticas da instituição – artes visuais, música, circo, dança, teatro e artes integradas. Assim, aproxima o internauta das atividades da Funarte ligadas a cada um desses segmentos.

Entre as novidades do novo portal estão: a valorização do conteúdo multimídia produzido pela Fundação e do acervo da entidade como um meio de contar a história das artes no Brasil. Outro destaque é o fato de agora a plataforma online ser plenamente acessível por dispositivos móveis, como celulares e tablets. O site foi projetado para ter navegação mais fácil e visual mais arejado.“A Funarte é uma marca importantíssima no imaginário nacional, independentemente de região, do tamanho da cidade ou da proximidade com os grandes centros”, afirma o presidente da Funarte, Miguel Proença. “Nada mais natural que o novo portal espelhe o alcance e a capilaridade desta instituição cuja trajetória se confunde com a própria história das artes no Brasil”.

Criada a partir do projeto “Funarte Digital”, proposto pelo Centro de Programas Integrados da Funarte, a nova plataforma foi desenvolvida com a participação de outros setores da instituição, que aprimoraram o projeto com sugestões, críticas e propostas. “O segredo do sucesso desta iniciativa está no trabalho conjunto”, destaca a diretora do Cepin, Maristela Rangel. “Foram também fundamentais para este trabalho os parceiros que buscamos”.

Na implementação do projeto, a Funarte contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), responsável pela estrutura e pelos trabalhos de uma equipe de desenvolvimento, dedicada à Funarte Digital. Ela foi coordenada pelo professor Dalton Martins, membro da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB).

“O projeto do novo portal da Funarte utilizou o design da informação como fundamento, elaborando requisitos a partir de uma extensa pesquisa. O resultado foi uma estética dinâmica e aguçada, permeada na concepção de todo um conjunto de funcionalidades, que visam à sua eficiência, estruturada a partir da beleza visual. A plataforma trabalha valorizando as coleções e acervos digitais da instituição, integrando de forma dinâmica conteúdo noticioso com conteúdo memorial. Facilita os usuários a conhecerem o que a instituição está fazendo no presente e como isso se relaciona com a memória das artes no Brasil”.

O projeto Funarte Digital é composto ainda de uma segunda etapa, que prevê a criação de uma livraria online e uma rádio web no portal, além da integração das coleções do Cedoc – Funarte aos acervos de outras entidades públicas do Brasil. Já em desenvolvimento, a nova fase tem sua conclusão prevista para o segundo semestre deste ano.

Acesse o portal da Funarte em www.funarte.gov.br