Início do conteúdo
Notícias Funarte prestigia concerto na Candelária, no Rio, a convite da Escola de Música da UFRJ

Funarte Notícias

Publicado em 17 de dezembro de 2019

Funarte prestigia concerto na Candelária, no Rio, a convite da Escola de Música da UFRJ

Presidente Dante Mantovani assistiu à apresentação natalina do histórico espaço carioca e realizou contatos institucionais

Funarte prestigia concerto na Candelária, no Rio, a convite da Escola de Música da UFRJ

No dia 11 de dezembro, o presidente da Funarte, Dante Mantovani, foi convidado pelo Setor Artístico da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – integrante do Centro de Letras e Artes da UFRJ –, para o Concerto de Natal da Igreja da Candelária, no centro do Rio de janeiro (RJ).

Estiveram presentes várias autoridades, representantes de associações e nomes de relevância no meio musical fluminense. Numa atuação de contatos institucionais, o presidente iniciou diálogos para firmar parcerias para seu projeto de atividades artísticas em espaços arquitetônicos históricos de várias cidades brasileiras. A iniciativa de Dante Mantovani foi muito bem recebida pelos demais convidados.

O concerto natalino da Candelária é um tradicional evento do calendário artístico carioca. O local tem reconhecida importância cultural, histórica e arquitetônica, em nível nacional. Com entrada franca, a programação é realizada anualmente pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária.

Nesta edição do concerto, apresentou-se a Orquestra Sinfônica da UFRJ, com as vozes da cantora convidada Joana, do Coral Brasil Ensemble e do Coro Infantil da Escola de Música da Universidade. Eles interpretaram peças tradicionais da música orquestral, para um espaço completamente lotado. A regência foi do Maestro André Cardoso, professor dee Regência Orquestral da EM – UFRJ.

Além do Vice-diretor da Escola de Música da Universidade, Marcelo Jardim, estiveram no concerto representantes das secretarias de cultura municipal e estadual do Rio de Janeiro e de associações, entre outros convidados destacados. O presidente da Funarte iniciou conversas para firmar parcerias entre a Funarte, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e associações locais. Na oportunidade, Dante Mantovani falou às autoridades sobre seu projeto para a realização de concertos em espaços de valor para o patrimônio histórico e arquitetônico do Rio de Janeiro. O presidente intenciona realizar uma série de concertos sinfônicos na Candelária e revelou que pretende expandir a ideia para outros estados do Brasil.

No convite, os diretores da Escola de Música da UFRJ comunicaram ao presidente da Fundação Nacional de Artes: “Na oportunidade de saudá-lo e parabenizá-lo pela importante posição assumida como presidente da Funarte, sendo essa uma das mais importantes fundações de apoio às artes no Brasil, deixamos aqui nossos votos de sucesso”.