Início do conteúdo
Notícias Funarte participa do lançamento do ‘Rio 2020, Natal de Luz’

Funarte Notícias

Publicado em 17 de dezembro de 2019

Funarte participa do lançamento do ‘Rio 2020, Natal de Luz’

Secretaria Municipal de Turismo convidou a Fundação a participar do evento, marco de lançamento da prévia da programação que, em 2020, comemora o título de Capital Mundial da Arquitetura recebido pela capital fluminense

Funarte participa do lançamento do ‘Rio 2020, Natal de Luz’ Apresentação de coral de jovens durante o acontecimento

O presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Dante Mantovani, foi convidado pela Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro a participar da inauguração oficial da iluminação de Natal de pontos turísticos, espaços públicos e edifícios históricos da Cidade Maravilhosa, no dia 10 de dezembro, no Palácio da Cidade, em Botafogo. O evento Rio 2020, Natal de Luz é uma prévia do calendário oficial do próximo ano, quando a cidade será a primeira Capital Mundial da Arquitetura e sede do 27° Congresso Mundial de Arquitetos. Ás 18h30 foi realizado o primeiro acendimento simultâneo, que se repetirá todas as noites até o dia 6 de janeiro do ano que vem.

O presidente da Funarte foi recebido pelo secretário municipal de turismo do Rio de Janeiro Paulo Jobim – com quem já havia iniciado diálogo sobre futuros projetos que o maestro traz para a Funarte. Eles vêm unir as artes ao patrimônio histórico e cultural da cidade, integrando ações ao turismo. “A titulação de Capital Mundial da Arquitetura é motivo de orgulho para todos os brasileiros. Uma oportunidade de discutir o futuro e também de mostrar nossas belezas para o mundo”, afirmou Jobim.

O presidente da Funarte conheceu e reencontrou vários secretários e outras autoridades da administração municipal. A presença no evento seguiu uma nova estratégia de articulação institucional da Funarte, cuja meta é integrar projetos da instituição às cidades brasileiras.

Os pontos turísticos que receberam iluminação de Natal no Rio de Janeiro são: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, murada do Forte de Copacabana, Monumento Estácio de Sá, passarelas do Aterro do Flamengo, Arcos da Lapa, Câmara dos Vereadores, Igreja da Penha, Cidade das Artes, Museu de Arte Moderna, Palacete da Princesa Isabel, Palácio da Cidade e o Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura da cidade. Nos próximos dias, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR) também deverão receber a iluminação especial. A cor escolhida é o amarelo que, segundo o Comitê Rio 2020, responsável pela programação, simboliza “o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade”.

“O Natal de Luz alia as comemorações do Natal aos preparativos para o calendário Rio 2020. Momentos importantes ao longo do ano, como o Carnaval e o Réveillon, também vão celebrar o título. Diversos outros eventos marcarão as comemorações. Será um ano inteiro de atividades, entre elas o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que deve reunir cerca de 20 mil profissionais de todo o mundo no mês de julho” diz o site da Secretaria de Turismo.

Com sede no Rio de Janeiro, a Funarte planeja realizar uma programação artística relacionada ao título de Capital Mundial da Arquitetura, durante o ano de 2020, em pontos históricos e turísticos e em espaços da instituição.

O presidente da Funarte, Dante Mantovani, na plateia de autoridades e convidados (ao centro), durante o coral.