Início do conteúdo
Notícias Funarte participa de reunião do Conselho Municipal de Turismo do Rio de Janeiro

Funarte Notícias

Publicado em 18 de fevereiro de 2020

Funarte participa de reunião do Conselho Municipal de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente e o diretor executivo da Fundação integraram a mesa, levando um resumo de projetos que incluem parcerias com a cidade

Funarte participa de reunião do Conselho Municipal de Turismo do Rio de Janeiro O presidente da Funarte, Dante Mantovani, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio

O Presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Dante Mantovani, e o diretor executivo da instituição, Leônidas Oliveira, participaram da Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Turismo do Rio de Janeiro (CTUR) – do qual a entidade faz parte – no dia 11 de fevereiro, na Prefeitura da Cidade. O Conselho tem como finalidade promover o turismo como fator de desenvolvimento social, econômico e cultural. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio integrou a mesa. O evento foi aberto pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella.

Cerca de cem pessoas assistiram ao encontro, que tratou da atividade econômica turística no município; da promoção do Rio de Janeiro como destino de turistas; além de apresentar demandas da cadeia produtiva do setor ao Ministério do Turismo. O Secretário Municipal de Turismo, Paulo Jobim, também participante da mesa, iniciou a exposição da equipe do projeto Rio Capital Mundial da Arquitetura 2020. A ação reúne atividades comemorativas desse título, concedido pela União Internacional de Arquitetos (UIA), que realiza o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, em julho – juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O presidente da Funarte falou sobre as parcerias da instituição com o Município, tanto no calendário artístico dessa iniciativa como no Projeto Bossa Criativa – que promove o acesso à música em várias cidades brasileiras, por meio de ampla programação, desenvolvida em parceria com a UFRJ.

Dante Mantovani propôs ao ministro do Turismo (ao qual a Funarte é vinculada) que este conduzisse pedido à Presidência da República, para que ela emita um decreto declarando o Rio de Janeiro a Capital Nacional da Cultura – também elevando o status da cidade a Distrito Federal novamente. A ideia da Funarte que cultura e turismo trabalhem em sinergia e que um decreto como esse favorecerá, certamente à cooperação entre essas duas áreas. Mantovani foi bastante aplaudido em vários momentos de sua fala.

A Funarte faz parte do CTUR – Rio de Janeiro a criação do Conselho, em 2019.