Funarte MG tem show, oficina e ocupação do público | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasFunarte MG tem show, oficina e ocupação do público

Funarte MG tem show, oficina e ocupação do público

Projeto Lusco fusco reúne adolescentes e crianças em torno do hip hop e das histórias em quadrinhos os convida a apresentar-se no palco

Relacionado a: Artes Integradas, Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro
Publicado em 13 de dezembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Post_Ocupa com a Gente_Ocupacao Lusco fusco_Funarte MG_Edital Galpao 3 2017
Uma das mostras "Ocupa com a Gente". Foto: Encantosfera

A Funarte MG, no centro de Belo Horizonte apresenta, na programação de fim de semana, de 15 a 17 de dezembro, novas atrações da ocupação Lusco fusco. Dirigida especialmente para adolescentes e crianças e gratuita, ela reúne palestras, oficinas, cursos, apresentações e mostras, ligadas a diversas áreas da arte.

Em cartaz de quarta-feira a domingo, até o dia 29 de dezembro, a extensa programação, foi contemplada pela Fundação Nacional de Artes no Edital de Ocupação do Galpão 3 da Funarte MG/2017.

Programação da Semana

Sexta Feira – 15 de Dezembro, às 19h

Ocupa com a gente!

Palco aberto para crianças e adolescentes

A atividade é uma mostra livre, aberta ao público e a todas as crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade, que desejem mostrar sua arte – inclusive quem nunca se apresentou. Para o iniciciante, os organizadores informam: “Não se preocupe… Este palco também é seu”. Basta os interessados chegarem e se apresentarem. Não há horário marcado, inscrições, nem nenhuma burocracia e os novos artistas podem apresentar o que quiserem: “… Do solo de guitarra ao poema de amor. Do passinho do funk à rima de rap. Da performance de dança à esquete teatral. Da roda de capoeira à poesia marginal”, detalha a produção.

Sábado – 16 de Dezembro, às 19h

MC’s Lá da Favelinha

Apresentação Cultural

O programa apresenta os MCs da Favelinha. Eles trazem “mensagens fortes de uma realidade que muitas vezes é mascarada pelo governo e pela mídia… Entre ritmos envolventes e batidas marcantes”, dizem os organizadores, que destacam: o clima do show não vai ser marcado apenas por letras de protesto. Entre os temas presentes estão o empoderamento feminino e o lugar que a juventude da periferia ocupa hoje na cidade, “revelando sonhos e projetos de jovens que encontraram um novo caminho por meio da música. É a celebração da cultura hip hop que ecoa pelos morros e vielas do Aglomerado da Serra, sendo apresentada em sua forma mais genuína”, concluem.

Domingo – 17 de Dezembro, das 14h às 17h30

Histórias em quadrinhos

Oficina de Rebeca Prado

A atividade tem como meta familiarizar crianças e jovens com o universo da narrativa e criação de personagens das HQs, através de estudos de casos e de uma apresentação lúdica sobre o tema. Os alunos vão aprender mais um pouco sobre o universo da “banda desenhada” e criar uma história curta autoral, como prática do conteúdo apresentado.

A facilitadora, a mineira Rebeca Prado, é ilustradora, quadrinista e roteirista. Autora dos livros Navio Dragão e Baleia #3, Rebeca também produz material para a internet. Como ilustradora, atende aos mercados editorial e publicitário. Atualmente, é roteirista para a Maurício de Souza produções.

Mais sobre a Ocupação Lusco fusco

Dirigida à ação artística e à reflexão sobre a cultura da criança e do adolescente, a a Lusco fusco – Ocupação Artística e Educativa tem como eixo temático a reflexão sobre o protagonismo juvenil, mas é também é dirigida ao público adulto. A ideia central do projeto é compartilhar experiências e descobrir caminhos para promover a inclusão e valorização das crianças e adolescentes.

Lusco fusco – Ocupação Artística e Educativa
De 15 de novembro e 29 de dezembro de 2017
De quarta-feira a domingo
Entrada franca
Realização: Encantosfera

Projeto contemplado pela Fundação Nacional de Artes no Edital de Ocupação do Galpão 3 da Funarte MG/2017

Funarte MG
Rua Januária, Nº 68, Centro – Belo Horizonte (MG)
Tel.s: (31) 3213-3084  | (31) 3213-7112
funartemg@funarte.gov.br

Leia mais aqui e acesse a programação completa