Funarte MG: oficinas, dança do passinho e teatro estão entre as atrações do fim de semana | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasFunarte MG: oficinas, dança do passinho e teatro estão entre as atrações do fim de semana

Funarte MG: oficinas, dança do passinho e teatro estão entre as atrações do fim de semana

Toda a programação, tanto para o público adulto quanto infantil, tem entrada gratuita e ingressos a preços populares

Relacionado a: Artes Integradas, Artes Visuais, Dança, Teatro
Publicado em 24 de novembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Passistas Dancy – Foto Mariana Rodrigues
Passistas Dancy – Foto Mariana Rodrigues

Nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, a partir das 19h, o projeto Lusco Fusco transforma a Funarte MG, em Belo Horizonte, em um espaço aberto e democrático para que crianças e adolescentes possam chegar e apresentar sua arte. É o Ocupa com a gente! – uma mostra livre em que vale tudo: do solo de guitarra ao poema de amor, do passinho do funk à rima de rap, da performance de dança à esquete teatral, da roda de capoeira à poesia marginal. Na hora marcada, o palco do Galpão 3 estará aberto para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, se expressarem livremente e o público, claro, prestigiar.

No sábado (25), também às 19h, o desafio é a plateia ficar parada. O grupo Passistas Dancy e Passistas Mirins tomam conta da Funarte MG com a batida do funk. No repertório, muito passinho, rabiscada, cruzada e coreografias de nível técnico avançado.

Ainda nessa vertente de cultura urbana, na mesma data e horário, o Projeto Funarte Musical apresenta o MC Matéria Prima. O show 2 Atos entra no eixo temático Funarte Plural, no qual são reunidos grupos da cena independente e contemporânea. O preço dos ingressos é R$ 5.

Sobre Matéria Prima, o rapper Roger Deff , de Belo Horizonte, comenta: “Thiago Augusto, também conhecido como Matéria Prima, é um dos MC`s mais destacados na cena do rap mineiro. Participou de grupos como Quinto Andar e Subsolo, trabalhos que o tornaram uma das referências do até então chamado “rap underground” no Brasil. Hoje ele é um dos integrantes da banda mineira Zimun, um dos principais nomes da cena musical de Belo horizonte”. Em 2 Atos, mesclando música e performance, aborda questões sobre o homem negro urbano e brasileiro e mitos sociais que o rodeiam – em relação à beleza, a habilidades, a estereótipos e sobretudo aos papeis que essa pessoa representa na sociedade.
Leia mais

A arte do graffiti é tema de uma oficina no domingo (26), das 14h às 17h30. A grafiteira Maria Raquel Bolinho, que possui mais de 600 obras espalhadas por cidades como Belo Horizonte e Itabira (MG) e São Paulo (SP), vai estimular os participantes a usar a criatividade e a imaginação para produzir desenhos lúdicos, a serem pintados no muro, criando um painel coletivo. A oficina vai apresentar técnicas e materiais, além de desenvolver a coordenação motora e a noção de espaço. Todas as atividades do projeto Lusco Fusco são gratuitas.

Outra oficina – O Ator Manipulador – acontece de sexta a domingo, 24 a 26 de novembro, das 14h às 20h. A atriz e diretora Eros Galvão, brasileira radicada na França desde 1990 e uma das fundadoras da companhia Les Trois Clés, ministra o curso, que é direcionado a pessoas interessadas, estudantes e profissionais de artes cênicas, maiores de 16 anos: atores, músicos, bailarinos, marionetistas e artistas circenses. Na oportunidade, a diretora Eros Galvão vai selecionar os futuros intérpretes e músicos para o projeto, que é fruto do desejo de promover o intercâmbio e a circulação de ideias e saberes entre artistas internacionais e locais.
Leia mais

Em cartaz até 30 de novembro, a exposição Sonar é resultado da residência artística vivida por Nelson Soares, Marcos Moreira e Roberto Freitas na Serra do Cipó, em Minas Gerais. A mostra reúne ambientes sonoros e visuais distintos, desenvolvidos a partir da utilização do ar como força motriz para o funcionamento de uma série de objetos, engenhocas e engrenagens. A entrada é gratuita.
Leia mais

Alunos de teatro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) seguem em temporada na Funarte MG até dezembro. Para a celebrar a formatura no Curso Técnico de Formação do Ator, eles encenam dois espetáculos, adaptações feitas pelos próprios estudantes de Os negros, do dramaturgo francês Jean Genet; e Cerimônia para um Negro Assassinado, do espanhol Fernando Arrabal. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados com até uma hora de antecedência, na bilheteria do espaço.
Leia mais

Serviço

Projeto Lusco Fusco

Ocupa com a gente!
24 de novembro – sexta-feira, às 19h

Palco aberto para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade

Apresentação cultural – Passistas Dancy e Passistas Mirins
25 de novembro – sábado, às 19h

Show performático 2 Atos, do MC Matéria Prima
25 de novembro – sábado, às 19h
Ingressos: R$ 5 (preço único)

Oficina para crianças e adolescentes: ‘ Grafitti’
Facilitadora: Maria Raquel Bolinho
26 de novembro – domingo, das 14h às 17h30

Obs.: Todas as atividades do projeto Lusco Fusco são gratuitas

Oficina ‘O Ator Manipulador’
Com a atriz e diretora Eros Galvão
24, 25 e 26 de novembro – sexta a domingo, das 14h às 20h
Público-alvo: Pessoas interessadas, estudantes e profissionais de artes cênicas, maiores de 16 anos: atores, músicos, bailarinos, marionetistas, artistas circenses.

‘Instalação Sonar’, do projeto Paisagem Sonora – Instalação Performática de O Grivo + Roberto Freitas
Até 30 de novembro – quarta-feira a domingo, das 14h às 22h
Classificação: livre
Entrada gratuita

Espetáculos ‘Os Negros’ e ‘A Cerimônia’
Formatura dos alunos do Curso Técnico de Formação do Ator da UFMG
Temporada: até 10 de dezembro
A Cerimônia – quintas-feiras e domingos, às 19h / sábados, às 18h
Os Negros – quintas-feiras, sábados e domingos, às 20h30
Classificação: 16 anos
Entrada gratuita

Obs: Retirar os ingressos com até 1h de antecedência na bilheteria do espaço

Funarte MG
Rua Januária nº 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)