Funarte Digital: novo portal a caminho da implementação | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes IntegradasTodas as notíciasFunarte Digital: novo portal a caminho da implementação

Funarte Digital: novo portal a caminho da implementação

Prevista para ser lançada ainda neste ano, nova plataforma terá rádio web, exposições colaborativas, livraria on-line e seção de vídeos, entre outras novidades

Publicado em 25 de junho de 2018 Imprimir Aumentar fonte

Um portal novo, com ênfase nas linguagens artísticas, na interatividade com o internauta, em novos canais de comunicação na web e no acesso às preciosidades do acervo do Centro de Documentação e Informação da Funarte (Cedoc). São esses os pilares do projeto Funarte Digital, novo portal da Fundação Nacional de Artes que deverá ser implementado a partir do segundo semestre deste ano, numa parceria da Funarte com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A execução do projeto, que terá sua primeira etapa concluída ainda em 2018, contará com a participação de representantes de todos os Centros da Funarte.

“A Funarte Digital é não só o novo portal da instituição e, sim, a nova Funarte: integrada, moderna, conhecedora de sua história e mais próxima do cidadão”, define o presidente da Fundação, Stepan Nercessian. Clique abaixo para assistir ao vídeo promocional do projeto.

Entre os destaques do projeto está a integração do acervo da instituição – atualmente acessível na área Brasil Memória das Artes e através da base de dados Sophia – ao conteúdo diário, como as notícias e a agenda dos espaços da Funarte. Também está prevista a implementação de uma rádio web com programação musical contínua e programas editados (como o Estúdio F e o Música nas Américas, ambos produzidos na casa e veiculados nas Rádios Nacional e MEC FM), além de conteúdo produzido pelos Centros da Funarte e espaço para novos artistas que enviem sua produção. Dentro do mesmo espírito, o novo portal da Funarte terá uma galeria virtual e colaborativa para mostras de artistas visuais que queiram expor suas obras na web.

“É fundamental ressaltar a importância das parcerias no projeto Funarte Digital, tanto as parcerias entre os Centros da Funarte, que estarão juntos na atualização deste novo portal, quanto a que firmamos com o Ibict, parceiro essencial nesta empreitada”, destaca a diretora do Centro de Programas Integrados (Cepin), Maristela Rangel, responsável pela concepção do projeto, que será desenvolvido pela Coordenação de Difusão e Pesquisa do Cepin.

O projeto Funarte Digital prevê ainda a criação de uma livraria on-line (para aquisição remota de títulos publicados pela Funarte) e uma área nobre dedicada à produção de vídeos da casa – tanto os factuais quanto os históricos (sobre personagens importantes e efemérides das artes no Brasil).

No novo portal da Funarte, o internauta poderá acessar o vasto conteúdo da instituição (entre notícias, itens do acervo, conteúdo audiovisual, editais etc.) dividido pelas linguagens artísticas: Artes Integradas, Artes Visuais, Circo, Dança, Teatro e Música. Nestas seções, serão mantidas todas as informações e contatos institucionais de cada Centro, para que os interessados possam se comunicar com a Funarte.