Início do conteúdo
Notícias Funarte Brasília recebe o IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, entre os dias 11 e 14 de setembro

Funarte Notícias

Publicado em 9 de setembro de 2019

Funarte Brasília recebe o IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, entre os dias 11 e 14 de setembro

O evento é gratuito e aberto ao público. Participantes de 12 estados brasileiros já confirmaram presença.

Funarte Brasília recebe o IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, entre os dias 11 e 14 de setembro IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado – Foto: Divulgação

De 11 a 15 de setembro, o Complexo Cultural da Funarte, em Brasília (DF), vai receber o IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. O evento vai reunir cerca de 500 representantes de povos e comunidades tradicionais do Cerrado. O objetivo é chamar a atenção para as ameaças enfrentadas pelo bioma, dar voz e visibilidade para os habitantes deste ecossistema, realizar uma feira com produtos da sociobiodiversidade, além de incentivar os talentos locais através de apresentações culturais. A abertura oficial do evento será realizada no dia 11 de setembro, quarta-feira, às 18h, no Teatro Funarte Plínio Marcos. As atividades do Encontro são gratuitas e abertas ao público.

Com o tema: Pelo Cerrado vivo: diversidades, territórios e democracia, o Encontro conta com uma programação voltada principalmente para debater as pautas prioritárias do bioma e seus povos, sendo um espaço dedicado à diversidade de vozes, culturas e modos de vida de povos, comunidades tradicionais, e agricultores familiares que vivem neste ecossistema. São esperados participantes dos estados onde a savana brasileira está presente, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

Dentre as atrações, o público vai conferir a apresentação da tradicional Corrida de Toras, realizada na Esplanada dos Ministérios em frente ao Congresso Nacional, além do Seminário para debater a importância dos povos e comunidades para a conservação do Cerrado, que será realizado no dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, às 13h30, no Auditório Nereu Ramos, Anexo II, da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Ecocâmara.

Na oportunidade, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado fará a entrega de uma petição pública com mais de meio milhão de assinaturas para estimular a Câmara dos Deputados a votar pela aprovação da PEC 504/2010, cujo objetivo é transformar o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional, visando à diminuição do desmatamento e à preservação dos povos e modo de vida dos Biomas.

Já no dia 12 de setembro, o seminário Cerrado: qual defesa queremos? pretende reunir representantes de povos e comunidades tradicionais, de organizações socioambientais e pesquisadores, no Complexo Cultural Funarte. No dia 13, a Rede Cerrado, organizadora do Encontro e da Feira dos Povos do Cerrado, fará uma assembleia geral para debater alguns pontos. Durante todos os dias do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, a partir das 17h, diversos empreendedores vão comercializar seus produtos focados na sociobiodiverdade. Comidas, bebidas, embutidos, artesanatos, cosméticos e fitoterápicos estão entre as principais mercadorias expostas ao público.

Filhas de Oyá, Forró do B, Planeta Oca e Chico Simões estão entre as atrações culturais do evento, além do Tambor de Crioula, das Encantadeiras e das Fiandeiras. Os espetáculos vão acontecer das 19h às 22h, exceto no dia 14 de setembro, sábado, quando a Orquestra Brasília Sopro Sinfônica vai se apresentar das 10h às 12h.

Saiba mais sobre a programação do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, aqui

Serviço:

IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

Dias e horários: De 11 a 14 de setembro, quarta-feira a sábado, das 9h às 22h

Gênero: Show, exposição e encontro
Classificação: Livre

Entrada gratuita

Atenção: Os ingressos podem ser retirados com até 1h de antecedência na bilheteria do teatro

Ficha técnica:

Coordenador administrativo e financeiro da Rede Cerrado: Rodrigo Noleto
Secretária executiva da Rede Cerrado: Kátia Favilla
Coordenadora financeira da Rede Cerrado: Rose Mary
Administrativo da Rede Cerrado: Leonardo Abreu de Oliveira
Organização: Jeanne Lina Pereira dos Santos e Milena Araguaia de Castro Sá Lima
Assessoria de Comunicação: Thays Ferrari Puzzi

Local: Teatro Funarte Plínio Marcos
Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural (SDC), lote 2
(entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Brasília (DF)