Início do conteúdo
Notícias Funarte apresenta vídeo sobre a trajetória do cenógrafo e figurinista Colmar Diniz

Funarte Notícias

Publicado em 30 de dezembro de 2019

Funarte apresenta vídeo sobre a trajetória do cenógrafo e figurinista Colmar Diniz

O artista pernambucano doou, em 2018, o seu acervo para o Centro de Documentação e Informação – Cedoc

Funarte apresenta vídeo sobre a trajetória do cenógrafo e figurinista Colmar Diniz A Menina de Lá – Espetáculo com cenografia premiada de Colmar Dias. Acervo Cedoc Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte produziu vídeo sobre a trajetória do cenógrafo e figurinista Colmar Diniz, apresentado no Portal das Artes – site da instituição. O objetivo é divulgar o trabalho do artista pernambucano tanto para os profissionais renomados nesta área, quanto para as futuras gerações de técnicos, além do público em geral.

O cenógrafo foi responsável por peças, como: “O Mistério de Irma Vap” (1984) e a “Menina de Lá” (1997), esta última produzida em Portugal sobre texto do escritor Guimarães Rosa. No vídeo em questão, Diniz explica detalhes de todo o processo de estudo, pesquisa e criação de seus espetáculos.

O Centro de Documentação e Informação (Cedoc) – Funarte recebeu, em 2018, das mãos do próprio Colmar Diniz, todo o seu acervo para ser cuidado pela Fundação. Uma vida dedicada à técnica e à arte da criação de cenários e figurinos e, consequentemente, uma forte inspiração para os novos artistas.

Acesse o vídeo sobre o acervo e a entrevista de Colmar Diniz abaixo