Início do conteúdo
Notícias Funarte apresenta programa de rádio infanto-juvenil no mês das crianças

Funarte Notícias

Publicado em 11 de outubro de 2019

Funarte apresenta programa de rádio infanto-juvenil no mês das crianças

Veiculado pelas emissoras do sistema EBC, o Estúdio F faz homenagens a Bia Bedran, Trem da Alegria, Turma do Balão Mágico e Os Trapalhões

Funarte apresenta programa de rádio infanto-juvenil no mês das crianças Conjunto Trem da Alegria. Reprodução da capa de disco – 1986

Programa de rádio produzido pela Funarte, com enfoque na história de nomes importantes da música brasileira, o Estúdio F terá suas quatro edições de outubro dedicadas ao universo infantojuvenil. A artista Bia Bedran, o grupo humorístico Os Trapalhões e os conjuntos infantis Trem da Alegria e A Turma do Balão Mágico são as atrações do mês na série de programas, que é veiculada semanalmente pelas Rádios Nacional do Rio de Janeiro, de Brasília e da Amazônia.

No sábado seguinte, 12 de outubro, Dia das Crianças, será a vez de relembrar a trajetória do Trem da Alegria. Criado em 1983, o grupo ficou famoso por sucessos infantis como É de Chocolate e Piuí Abacaxi, composições de Michael Sullivan e Paulo Massadas – uma famosa parceria. Patrícia, Luciano, Juninho Bill e Amanda Acosta são alguns dos intérpretes que passaram pelo conjunto, ativo até o fim da década de 1990.

Na semana seguinte (19/10), o programa terá como tema outro conjunto infantil de grande sucesso na década de 1980: a Turma do Balão Mágico, atração de um programa diário matinal da TV entre 1983 e 86. Já no mercado fonográfico, bateram recordes de vendas, com sucessos como Amigos do Peito – mais uma de Sullivan e Massadas –  e Superfantástico (versão do maestro Edgar Poças para composição original de Ballesteros e Difelisatti), gravadas nas vozes infantis de Simony, Tob, Mike e Jairzinho, entre outros nomes que compuseram o conjunto.

A programação do Estúdio F dedicada ao universo infantil termina no último sábado de outubro – dia 26 –  com uma edição inteiramente dedicada aos Trapalhões, que marcou época na TV, com cenas protagonizadas pelos inesquecíveis Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. No cinema, bateram recordes de bilheteria e gravaram trilhas sonoras emblemáticas, com participações especiais como as de Chico Buarque, Sivuca, Rita Lee e outros grandes nomes da música brasileira. No repertório do programa estão o Tema dos Trapalhões (José Menezes) e Piruetas (Enriquez, Bardotti e Chico Buarque).

A programação especial começou no dia 5 de outubro, com na trajetória da cantora, compositora, atriz e contadora de histórias Bia Bedran – de Niterói (RJ). Ele é escritora de livros de sucesso e foi apresentadora do programa Canta Conto, exibido pela TV Educativa (atual TV Brasil) entre 1987 e 94. No repertório, estão histórias contadas por Bia e cantigas clássicas de sua autoria, como Anel e Pedalinho.

Sobre o programa Estúdio F

Realizado pela Coordenação de Difusão e Pesquisa da Funarte, o Estúdio F é um dos programas mais duradouros da fundação. Desde sua criação, em novembro de 2006, já foram 457 edições, dedicadas a contar a história de intérpretes, compositores, arranjadores e conjuntos, cada um deles ilustrado com números musicais representativos de suas obras.