Início do conteúdo
Notícias Funarte anuncia o programa ‘Dulcina Hall’

Funarte Notícias

Publicado em 24 de julho de 2019

Funarte anuncia o programa ‘Dulcina Hall’

Com a nova proposta de espetáculos com artistas renomados, o presidente da Funarte, Miguel Proença, pretende revigorar a pauta do Teatro Dulcina, no Rio

Funarte anuncia o programa ‘Dulcina Hall’

A Fundação Nacional de Artes – Funarte anunciou, no dia 24 de julho, quinta-feira, o Dulcina Hall, um novo programa de espetáculos a ser realizado no teatro Dulcina, espaço da instituição no Centro do Rio de Janeiro. A iniciativa, que partiu do presidente da instituição, Miguel Proença, tem como objetivo revigorar a programação do Dulcina.

No projeto, estão em pauta montagens “que expressem a pluralidade das manifestações cênicas, com espetáculos já consagrados pelo público e artistas brasileiros de renome nacional, reconhecidos pela crítica e pelo público”, informa a Coordenação de Teatro do Centro de Artes Cênicas da Funarte, responsável pelo espaço. Por meio do Dulcina Hall, o teatro receberá espetáculos “representativos da cena do teatro nacional”. O objetivo é “dar maior visibilidade ao Dulcina, fortalecer o vínculo com o público e aumentar a frequência local”, resume Renata Januzzi, coordenadora.

Um palco de muitas memórias

Fundado em 1935, O Teatro Dulcina é uma sala de espetáculos de grande relevância histórica para a cena teatral do Brasil. “Foi palco para grupos de grande expressão, como a Companhia Cacilda Becker, e estrelas de primeira grandeza, como o Procópio Ferreira, Tonia Carrero, Paulo Autran, Ziembinski, e a própria Dulcina de Moraes – que ali institui a Fundação Brasileira de Teatro”, lembra o Centro de Artes Cênicas da Funarte. “No Dulcina revelaram-se dramaturgos, diretores, atores e técnicos que introduziram novas estéticas e modernizaram o fazer teatral no país”, registra o Ceacen.

Espetáculos de qualidade, acessíveis à população

“A realização do programa Dulcina Hall vai enriquecer e revigorar a agenda do Teatro. É compromisso da Funarte valorizar este espaço cultural tradicional do Rio de Janeiro, com uma programação de alta qualidade. Ela contribuirá para o polo cultural da região da Cinelândia, disponibilizando espetáculos artísticos com ingressos acessíveis para a população”, completa Renata Januzzi. Ela enfatiza que a proposta possibilita a ampliação do público, a difusão das artes e seu incentivo, em suas mais diversas manifestações. A coordenadora de teatro destaca que o desenvolvimento de políticas públicas nesse sentido é parte essencial da missão institucional da Funarte.

A entidade é vinculada ao Ministério da Cidadania.

 

Programa Dulcina Hall

 

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas – Coordenação de Teatro

Ministério da Cidadania – Governo Federal

 

Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2240-4879

Espaço da Funarte

Mais informações: teatro@funarte.gov.br