Exposição ‘Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas’ está em cartaz na Estação Ferroviária de Maceió | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes IntegradasTodas as notíciasExposição ‘Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas’ está em cartaz na Estação Ferroviária de Maceió

Exposição ‘Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas’ está em cartaz na Estação Ferroviária de Maceió

A mostra de fotografias é uma das ações do projeto Autorretrato Nordeste, contemplado no Prêmio Funarte de Arte Negra

Publicado em 12 de novembro de 2014 Imprimir Aumentar fonte
‘Autorretrato Nordeste’ em cartaz até 20 de novembro
‘Autorretrato Nordeste’ em cartaz até 20 de novembro

Até o dia 20 de novembro, o público poderá conferir o resultado do trabalho realizado em comunidades quilombolas do estado de Alagoas. A exposição ‘Autorretrato Nordeste’, em cartaz no Espaço Cultural Trilhos Urbanos da Estação Ferroviária do Centro de Maceió, na capital alagoana, é uma das ações do projeto homônimo, contemplado no Prêmio Funarte de Arte Negra. A mostra reúne fotografias de adolescentes das comunidades de Bom Despacho (Passo de Camaragibe), Palmeira dos Negros (Igreja Nova), Cajá dos Negros (Batalha) e Sabalangá (Viçosa). A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 8h às 17h.

Cerca de cem fotografias, espalhadas em grandes painéis, retratam cenas dos bastidores das oficinas e dos fotógrafos. O projeto, realizado nas comunidades entre os meses de março e agosto, permitiu aos participantes aprender técnicas de fotografia digital e captar cenas e aspectos tradicionais de cada localidade. Além de ver de perto esse acervo, o público poderá enviar cartões postais para amigos e parentes que estão em outros estados ou países, gratuitamente.

A expectativa é receber dez mil visitantes por dia, além dos fotógrafos e pessoas das comunidades, que estarão presentes para prestigiar a mostra. O período da exposição foi programado em homenagem ao mês da consciência negra, que tem o dia 20 de novembro como data simbólica da luta pelo fim da escravidão no Brasil e da resistência dos quilombos alagoanos, liderados por Zumbi dos Palmares.

Na mostra, está retratada parte da cultura regional como os grupos de folguedos de baianas e músicos de instrumentos tradicionais, a exemplo da sanfona e da banda de pífano. A economia é apresentada pela produção artesanal a partir da palha e da agricultura, no cultivo de alimentos e produção leiteira. Entre as pessoas da comunidade, a presença marcante das benzedeiras, das crianças, os patrimônios materiais e a natureza encontrada nessas localidades situadas nas regiões do Litoral, Sertão, Baixo São Francisco e Zona da Mata do estado.

Saiba mais sobre o projeto

Serviço:

Exposição Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas

Local: Espaço Cultural Trilhos Urbanos da Estação Ferroviária do Centro de Maceió (Centro)

Período: De 10 a 20 de novembro de 2014

Horário: Das 8h às 17 horas

Entrada: Gratuita

Informações: www.retratonordeste.com