Início do conteúdo
Notícias Exposição ‘Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas’ está em cartaz na Estação Ferroviária de Maceió

Funarte Notícias

Publicado em 12 de novembro de 2014

Exposição ‘Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas’ está em cartaz na Estação Ferroviária de Maceió

A mostra de fotografias é uma das ações do projeto Autorretrato Nordeste, contemplado no Prêmio Funarte de Arte Negra

Exposição ‘Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas’ está em cartaz na Estação Ferroviária de Maceió

Até o dia 20 de novembro, o público poderá conferir o resultado do trabalho realizado em comunidades quilombolas do estado de Alagoas. A exposição ‘Autorretrato Nordeste’, em cartaz no Espaço Cultural Trilhos Urbanos da Estação Ferroviária do Centro de Maceió, na capital alagoana, é uma das ações do projeto homônimo, contemplado no Prêmio Funarte de Arte Negra. A mostra reúne fotografias de adolescentes das comunidades de Bom Despacho (Passo de Camaragibe), Palmeira dos Negros (Igreja Nova), Cajá dos Negros (Batalha) e Sabalangá (Viçosa). A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 8h às 17h.

Cerca de cem fotografias, espalhadas em grandes painéis, retratam cenas dos bastidores das oficinas e dos fotógrafos. O projeto, realizado nas comunidades entre os meses de março e agosto, permitiu aos participantes aprender técnicas de fotografia digital e captar cenas e aspectos tradicionais de cada localidade. Além de ver de perto esse acervo, o público poderá enviar cartões postais para amigos e parentes que estão em outros estados ou países, gratuitamente.

A expectativa é receber dez mil visitantes por dia, além dos fotógrafos e pessoas das comunidades, que estarão presentes para prestigiar a mostra. O período da exposição foi programado em homenagem ao mês da consciência negra, que tem o dia 20 de novembro como data simbólica da luta pelo fim da escravidão no Brasil e da resistência dos quilombos alagoanos, liderados por Zumbi dos Palmares.

Na mostra, está retratada parte da cultura regional como os grupos de folguedos de baianas e músicos de instrumentos tradicionais, a exemplo da sanfona e da banda de pífano. A economia é apresentada pela produção artesanal a partir da palha e da agricultura, no cultivo de alimentos e produção leiteira. Entre as pessoas da comunidade, a presença marcante das benzedeiras, das crianças, os patrimônios materiais e a natureza encontrada nessas localidades situadas nas regiões do Litoral, Sertão, Baixo São Francisco e Zona da Mata do estado.

Saiba mais sobre o projeto

Serviço:

Exposição Autorretrato Nordeste – Quilombos de Alagoas

Local: Espaço Cultural Trilhos Urbanos da Estação Ferroviária do Centro de Maceió (Centro)

Período: De 10 a 20 de novembro de 2014

Horário: Das 8h às 17 horas

Entrada: Gratuita

Informações: www.retratonordeste.com