Dançarte celebra dez anos de incentivo às artes | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasDançarte celebra dez anos de incentivo às artes

Dançarte celebra dez anos de incentivo às artes

Considerado o maior evento de artes cênicas da Região Norte do país, projeto leva dezenas de atividades a sete cidades, do Norte ao centro oeste do Brasil, com recurso da Lei Rouanet

Relacionado a: Artes Integradas, Artes Visuais, Dança, Literatura, Música, Teatro
Publicado em 20 de abril de 2018 Imprimir Aumentar fonte

O projeto Dançarte percorre o Pará, Amazonas e o Distrito Federal, em comemoração a seus dez anos de atividade, de 1º de abril a 9 de julho.

Estão incluídas na agenda: apresentações gratuitas de teatro, música, performance e vídeo, exposições, intervenções urbanas, leituras dramáticas, debates, palestras, oficinas e lançamentos de livros e gastronomia, além de ações complementares para o desenvolvimento das artes, nas regiões Norte e Centro-Oeste. Com artistas de diversas regiões, o encontro ocupa teatros, galpões, casas, museus, galerias e boates.

O evento é realizado pela Associação Cultural do Pará e pelo Ministério da Cultura e conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte, do Ministério das Relações Exteriores, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”).

No foco da iniciativa estão trabalhos de multilinguagem artística, com expressiva participação de personalidades e de outros profissionais das artes, do Brasil e de de outros países. “Nos 50 dias de programação, o Norte e o Centro oeste do País se interligam, numa importante plataforma de reflexão sobre temas culturais”, diz a produção. “A troca de informações sobre linguagens de artes cênicas e visuais, de música, cinema e da literatura colabora diretamente para reforçar essa tradição de mesclagem de formas de expressão do projeto”, diz Fabiano Carneiro, coordenador de Dança da Funarte. “O programa reúne o maior número de grupos, companhias e artistas, atividades formativas do Norte brasileiro. É o maior evento e com maior duração das artes cênicas da Região”, conclui.

Esta edição de uma década do Dançarte busca trazer a diversidade da indústria criativa local. Traz com dezenas de espetáculos regionais e de outros estados, nas cidades paraenses de Belém, Marabá, Parauapebas, Curionópolis e Canãa dos Carajás; além de Manaus e Brasília.

“Nossa proposta é promover um expressivo intercâmbio artístico, no qual o público poderá conhecer novos talentos paraenses e apreciar shows e espetáculos de alto nível inteiramente grátis”, afirma Will Júnior, criador e produtor executivo do festival. Ele acrescenta que, quando as ações do Dançarte chegam no interior, numa descentralização intencional das capitais, o acesso à cultura é oferecido à população, de forma democrática. Outro objetivo primordial é incentivar diálogos, que fortaleçam as políticas culturais e as redes de articulação e circulação locais e nacionais.

Com oficinas e programações em vários horários, o projeto desenvolve práticas junto a escolas públicas. “Acreditamos nas ações de formação de plateia. Por isso pensamos em atividades com a participação de jovens da rede pública, para que eles possam desenvolver seus dons artísticos e culturais e também profissionalizar-se nas artes”, destaca Will.

Economia Criativa

Está prevista na programação uma roda de negócios. Sua meta é contribuir para o fomento e a difusão das artes. Na ocasião, grupos poderão apresentar suas criações para diretores de festivais. “Com relação aos grupos, artistas e companhias, escolhidos através de curadoria e convidados, esperamos a participação de pelo menos 50 profissionais. A ideia é garantir que pelo menos três sejam de outros países, em especial da América Latina”, detalha o Will Júnior.

Segundo o produtor executivo, o Dançarte 2018 tem espetáculos pautados na ousadia; e na pesquisa conceitual e estética, com inovações experimentais de linguagens, espaços e tecnologias; e integra uma pluralidade de expressões artísticas na cena. “Além disso, promovemos a mobilização e a acessibilidade do público a toda a programação do evento, com custo zero, bem como o incentivo e o acesso de toda a sociedade – sobretudo estudantes de escolas da rede pública de ensino e universitários da rede pública, além de alunos de ONGs, projetos sociais, projetos culturais e membros de sindicatos, garantindo a contribuição para o crescimento e a formação de novas plateias”, explica Will.

Dançarte 2018

Calendário

Marabá/PA – 01 a 07/04/2018;
Parauapebas/PA – 08 a 14/04/2018;
Curionópolis/PA – 15 a 21/04/2018;
Canaã dos Carajás/PA – 22 a 28/04/2018;
Belém/PA – 01 A 13/05/2018;
Brasília/DF – 13 a 15/07/2018;
Manaus/AM – 01 e 02/09/2018.

Entrada gratuita

Realização: Associação Cultural do Pará e Ministério da Cultura (MinC)
Patrocínio Vale – através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”)

Apoio
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Ministério das Relações Exteriores
WJ Entretenimento