A História dos Quadrinhos no Brasil é tema do Arte em Foco de outubro | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes IntegradasTodas as notíciasA História dos Quadrinhos no Brasil é tema do Arte em Foco de outubro

A História dos Quadrinhos no Brasil é tema do Arte em Foco de outubro

Abertas inscrições, gratuitas, para o 4º ciclo de palestra e oficina com quadrinista da Turma da Mônica, na Funarte MG.

Publicado em 25 de outubro de 2012 Imprimir Aumentar fonte
História dos Quadrinhos no Brasil
Mendelévio e Telúria de João Marcos

A IV edição do Projeto Cultural Arte em Foco, que teve início em julho, segue com a programação até novembro. Em outubro, o tema focado é História em Quadrinhos no Brasil. E as inscrições, gratuitas, estão abertas. Os interessados devem enviar nome completo, breve currículo e telefone de contato para o email arteemfoco.funarte@gmail.com.

De 29 a 31 de outubro, das 19h às 22h, o professor Waldomiro Vergueiro (USP) fala sobre o tema: As histórias em quadrinhos no limiar de novos tempos. A palestra será dividida em: histórias em quadrinhos e impacto social: do ostracismo à busca de legitimação artística e social; surgimento e evolução das histórias em quadrinhos: os caminhos para afirmação de uma arte gráfica sequencial; quadrinhos comerciais versus quadrinhos de autor: uma falsa dicotomia?; contestação e afirmação da linguagem dos quadrinhos: conceituação e relações com outras linguagens e mídias diversas; o futuro da 9ª Arte no Terceiro Milênio: implicações na educação, na ciência, nas artes e na academia. O encontro visa discutir a presença das histórias em quadrinhos na sociedade, enfatizando aspectos referentes à sua aceitação artística, evolução, comercialização e perspectivas futuras.

Na quarta-feira, dia 31/10, o artista João Marcos Parreira Mendonça expõe alguns originais do seu trabalho e dialoga com o público sobre sua trajetória de vida e profissional. Da infância, repleta de desenhos e revistas em quadrinhos, passando por sua experiência escolar, até a profissionalização como autor, professor e roteirista dos estúdios Mauricio de Sousa, da Turma da Mônica. Na quinta, 01/11, ele fala sobre as possibilidades do desenho expressivo no contexto das histórias em quadrinhos como meio para a produção artística e propõe um trabalho prático com os participantes. A ideia da oficina é possibilitar que o universo pessoal do aluno encontre amplo espaço por meio de sua produção e criação, a partir da mostra de originais e análise de processos.

O projeto

Arte em Foco é um ciclo de reflexões sobre as artes, realizado pela representação da Funarte em Minas Gerais desde 2009. Em sua 4ª edição, o projeto traz uma novidade: um dia a mais de curso. É o Artista em Foco.

Contando sempre com intervenções artísticas, o projeto abre mais espaço para o artista convidado, que terá um dia para falar do seu trabalho, propondo uma conversa sobre sua trajetória e sua poética.

Atendendo às sugestões de temas feitas pelos participantes do Arte em Foco, as reflexões serão sobre Fotografia, Arte e Filosofia, Arte Indígena, Histórias em Quadrinhos, Música na Educação Básica. E, para encaminhar os cursos foram convidados importantes professores e pesquisadores de diferentes universidades do país, o que já se tornou um diferencial do projeto.

Serviço

História em Quadrinhos no Brasil
29/10 a 31/10, das 19h às 22h
As histórias em quadrinhos no limiar de novos tempos: desafios e alternativas para sua legitimação artística
Prof. Waldomiro Vergueiro (USP)

Waldomiro Vergueiro possui graduação em biblioteconomia e documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1977), mestrado (1985) e doutorado (1990) em ciências da comunicação pela USP e pós-doutorado pela Loughborough University of Technology (Inglaterra). Atualmente é professor titular e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos na ECA/USP. Atua como membro do corpo editorial da Revista Interamericana de Bibliotecologia e da International Journal of Comic Art.

Intervenção
31/10 a 01/11, das 19h às 22h
Minha vida nos quadrinhos
Quadrinista: João Marcos Parreira Mendonça

http://virtualbooks.terra.com.br/livros_online/nonaarte/mendel03.pdf

Inscrições Gratuitas/Vagas Limitadas

Nome completo, breve currículo, telefone para contato
arteemfoco.funarte@gmail.com

Funarte MG
Rua Januária, 68. Floresta. BH/MG
Informações: (31) 3213.7112

Programação de novembro
26 a 29/11
Música nas Escolas
Fundamentos e práticas para a educação musical escolar
Prof. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (UDESC)

Intervenção: Música, palavra e pensamento: a canção como forma em processo
Músico: Luiz Gabriel Lopes
29/11
Artista em Foco