Início do conteúdo
Notícias A Arte no Foco do Debate

Funarte Notícias

Publicado em 11 de julho de 2012

A Arte no Foco do Debate

Abertas as inscrições para a IV Edição do Projeto Cultural Arte em Foco, este ano com versão ampliada.

A Arte no Foco do Debate “Birutas” – instalação audiovisual de Pedro David

O ciclo de reflexões sobre as artes, realizado pela representação da Funarte em MG – o Arte em Foco, chega à sua quarta edição com uma novidade: um dia a mais de curso, em que o artista entra no foco para falar do seu trabalho. Agora de segunda a quinta-feira, sempre na última semana do mês, a edição 2012 acontece de julho a novembro. E as inscrições para o primeiro ciclo já estão abertas.

De 30 de julho a 02 de agosto, o professor Fernando Cury de Tacca, da Universidade de Campinas, vai falar sobre as intertextualidades da fotografia com o cinema, a literatura, as artes plásticas e a internet. O encontro terá por objetivo organizar o pensamento fotográfico a partir de suas relações e hibridismos com outras artes e meios de comunicação; analisar os aspectos intertextuais da fotografia em vários momentos de sua história, focando principalmente a produção contemporânea; a intercessão da fotografia com as ciências; as artes e os meios de comunicação.

Em julho, o artista convidado, Pedro David, apresenta duas instalações audiovisuais. Birutas tem a imagem projetada na pedra. É um vídeo composto de uma animação de fotografias em Stop Motion, que funde o tremular de sacolas plásticas descartadas pelo sertão nordestino, com retratos de habitantes da região e sons de algumas histórias captadas por ali também. As histórias têm em comum uma perda de memória, de referências e as mudanças pelas quais tem passado o sertão. O Vídeo está no site www.pedrodavid.com/birutas. E Morada tem a imagem projetada no tecido. São fotografias produzidas pelo artista no apartamento de sua mãe durante um mês, logo após sua morte. Fotografias estáticas são fundidas entre si, com o som ofegante da respiração de seu último dia de vida. A projeção é realizada em uma saia de poliéster, de 40×50 cm, pendurada ao teto de uma sala escura através de um cabide de madeira.  www.pedrodavid.com/ultimamorada. No dia 02 de agosto, Pedro David conversa com o público sobre seu trabalho.

O projeto

O Arte em Foco é um ciclo de reflexões sobre as artes, realizado pela representação da Funarte em Minas Gerais desde 2009. Em sua 4ª edição, o projeto traz uma novidade: um dia a mais de curso. É o Artista em Foco.

Contando sempre com intervenções artísticas, o projeto abre mais espaço para o artista convidado, que terá um dia para falar do seu trabalho, propondo uma conversa sobre sua trajetória e sua poética.

Atendendo às sugestões de temas feitas pelos participantes do Arte em Foco, as reflexões serão sobre Fotografia, Arte e Filosofia, Arte Indígena, Histórias em Quadrinhos, Música na Educação Básica. E, para encaminhar os cursos foram convidados importantes professores e pesquisadores de diferentes universidades do país, o que já se tornou um diferencial do projeto.

Programação

30/07 a 02/08
Fotografia e Outras Artes
Fotografia: hibridismos e intertextualidades
Prof. Fernando Cury de Tacca (Unicamp)
Intervenção: Fotografia, instalação e processos
Pedro David
02/08
Artista em Foco

27 a 30/08
Arte e Pensamento
Arte: o pensamento poético e o humano
Prof. Manuel Antônio de Castro (UFRJ)
Intervenção: Exu, Cage, Orfeu: desvios para a dispersão
Ricardo Aleixo
30/08
Artista em Foco

24 a 27/09
Arte Indígena
As artes indígenas e a arte contemporânea
Prof. Regina Polo Müller (Unicamp)
Intervenção: Terra fértil: o corpo nascido da experiência Xavante
Bailarina-pesquisadora-intérprete: Elisa Costa
Direção: Graziela Rodrigues
27/09
Artista em Foco

29/10 a 01/11
História em Quadrinhos no Brasil
As histórias em quadrinhos no limiar de novos tempos: desafios e alternativas para sua legitimação artística
Prof. Waldomiro Vergueiro (USP)
Intervenção: Minha vida nos quadrinhos
Quadrinista: João Marcos Parreiras Mendonça
01/11
Artista em Foco

26 a 29/11
Música nas Escolas
Fundamentos e práticas para a educação musical escolar
Prof. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo (UDESC)
Intervenção: Música, palavra e pensamento: a canção como forma em processo
Músico: Luiz Gabriel Lopes
29/11
Artista em Foco

____________________________________________________________

Serviço

Inscrições Gratuitas
Nome completo, breve currículo, telefone para contato
arteemfoco.funarte@gmail.com
Vagas Limitadas

Funarte MG
Rua Januária, 68. Floresta. BH/MG
Informações: (31) 3213.7112

Horário: 19h às 22h

30/07 a 02/08
Fotografia e Outras Artes
Fotografia: hibridismos e intertextualidades

Prof. Fernando Cury de Tacca (Unicamp)

As intertextualidades da fotografia com o cinema, a literatura, artes plásticas e internet. O encontro busca organizar o pensamento fotográfico a partir de suas relações e hibridismos com outras artes e meios de comunicação; analisar os aspectos intertextuais da fotografia em vários momentos de sua história, focando principalmente a produção contemporânea; a intercessão da fotografia com as ciências; as artes e os meios de comunicação.

Fernando Cury de Tacca é professor doutor livre docente do Departamento de Multimeios, Mídia & Comunicação da Unicamp. Professor do curso de graduação em Midialogia e do programa de pós-graduação em artes visuais. Concluiu o doutorado em antropologia social pela USP (1999); e o pós-doc na Universidad Complutense de Madrid (2011), com Bolsa Pesquisa FAPESP. Publicou 54 artigos em periódicos especializados e dois livros. Recebeu: Prêmio Pierre Verger de Fotografia 2006 (Associação Brasileira de Antropologia); Bolsa Vitae de Artes 2002; Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz – Unicamp 2006. Foi duas vezes contemplado com o Concurso Marc Ferrez (1984 e 2010). Assumiu a Cátedra de Estudos Brasileiros na Universidade de Buenos Aires (2004), e foi professor brasileiro visitante na Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka (1995-1997). Coordenou o Núcleo de Pesquisa “Fotografia: comunicação e cultura”, Intercom (2004/2007). Foi bolsista produtividade CNPq na área de Artes. É criador e editor da revista eletrônica Studium desde 2000: www.studium.iar.unicamp.br.

Intervenção
Fotografia, instalação e processos
Pedro David
02/08 – Artista em Foco