Início do conteúdo
Notícias “Artes e Ofícios” expõe estamparia africana, bordados e esculturas na Funarte SP

Funarte Notícias

Publicado em 8 de dezembro de 2014

“Artes e Ofícios” expõe estamparia africana, bordados e esculturas na Funarte SP

Mostra terá peças produzidas por 120 pessoas, entre mulheres, jovens e crianças, que participaram das oficinas realizadas no Brasil e em Cuba. Projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Negra/2012

“Artes e Ofícios” expõe estamparia africana, bordados e esculturas na Funarte SP

O projeto “Artes e Ofícios: Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios” chega a sua fase final com uma exposição que traz peças produzidas por 120 pessoas (mulheres, jovens e crianças) que participaram das Oficinas de Estamparia Africana, Bordado sobre Juta e Escultura em Argila, no Brasil e em Cuba.  A mostra será aberta nesta segunda-feira, 8 de dezembro, às 19h, na Galeria Flávio de Carvalho do Complexo Cultural Funarte São Paulo, e ficará aberta à visitação de segunda a domingo, das 10h às 18h, até 11 de Janeiro de 2015. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Negra/2012.

Idealizadores do projeto, os artistas Eloísa Marques e Pedro João Cury também participarão da mostra com suas obras. A exposição inclui uma série sobre “Baobás” produzida pela dupla. Realizado entre fevereiro e outubro de 2014, o projeto de pesquisa-ação tem como metas a capacitação artesã, a sustentabilidade econômica, a formação de multiplicadores e o intercâmbio cultural, por intermédio do desenvolvimento de oficinas do fazer artístico artesanal, seguidas de exposições que integram suas várias linguagens.

“Artes e Ofícios” conta com apoio da Fundação Nacional das Artes (funarte), Ministério da Cultura, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Governo Federal do Brasil. O Projeto tem seu programa fundamentado nos princípios que elegem a Educação pela Estética (Arte-Educação), com oficinas culturais direcionadas a públicos diferenciados. Harmoniza-se também com o programa Mais Cultura, dos ministérios brasileiros da Cultura e da Educação, que incentiva o encontro de experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais e o projeto pedagógico de escolas públicas. E alinha-se com a Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

Serviço

Exposição “Artes e Ofícios – Saberes e Fazeres Ancestrais e Civilizatórios”

Abertura: 8 dezembro (segunda-feira), às 19h
Exposição: de segunda a domingo, das 10h às 18h, até 11 de Janeiro de 2015
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo – Galeria Flávio de CarvalhoAlameda Nothmann, 1058 – Campos Elísios – São Paul0
Entrada gratuita
Mais informações (11) 3662-5177