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Acesso à informação

Perguntas frequentes

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre a Fundação Nacional de Artes e ações no âmbito de sua competência.

Quando são abertas as inscrições para os editais da Funarte?
Nem sempre os editais da Funarte são lançados em conjunto. Toda vez que um edital é lançado, sua divulgação é feita no Portal das Artes e nas páginas da instituição no Facebook e Twitter.

Como faço para adquirir um livro produzido pela Funarte?
Todos os livros lançados pela Funarte possuem uma cópia no Cedoc (Centro de Documentação), localizado na rua São José, nº 50, Centro – Rio de Janeiro, e alguns títulos estão disponíveis no Portal das Artes, em Edições Online. Também podem ser encontrados na livraria Mário de Andrade, que fica na Rua da Imprensa, nº 16, térreo, Centro – Rio de Janeiro (pilotis do Palácio Gustavo Capanema). Se o livro estiver à venda na livraria, quem mora fora do Rio pode encomendá-lo pelo telefone (21) 2279-8071.

Como faço para adquirir um disco produzido pela Funarte?
Se o título não estiver esgotado, pode ser encontrado na livraria Mário de Andrade – Rua da Imprensa, nº 16, térreo, Centro – Rio de Janeiro. Atendimento pelo telefone: (21) 2279-8071.


ARTES CÊNICAS / CIRCO

Quem pode participar da oficina “Mergulho no Circo”?
Circenses itinerantes de todo o país. O módulo intitulado “Mergulho no Circo” tem como pré-requisito a participação nas Oficinas de Qualificação da Atividade Circense, por ser um aprofundamento dos temas ali abordados.

Qual o custo para a participação na oficina “Mergulho no Circo”?
A Coordenação de Circo da Funarte arca com todos os custos relativos a passagens aéreas, traslados, hospedagem e alimentação dos circenses envolvidos com as oficinas.


ARTES CÊNICAS / CTAC

O que é o CTAC?
O Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC) é o setor do Centro de Artes Cênicas da Funarte voltado para as áreas técnicas de infraestrutura das artes cênicas (cenotécnica, cenografia, arquitetura cênica, indumentária, administração e produção teatral), tendo como objetivos o resgate, a reciclagem, a organização e a difusão de conhecimentos que, tradicionalmente, têm sido repassados apenas pela prática.

O que são as oficinas do CTAC?
As oficinas do CTAC são cursos no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos do CTAC, com o objetivo de reciclar e treinar os que atuam nos teatros ou em companhias de artes cênicas.

Quando acontecem as oficinas do CTAC?
As oficinas do CTAC acontecem anualmente, em data e local a serem divulgados no Portal das Artes.

A quem são destinadas as oficinas do CTAC?
Aos profissionais que atuam nos teatros ou em companhias teatrais

Como faço para me inscrever no processo de seleção?
As oficinas acontecem em vários municípios brasileiros. Cada inscrição deve ser realizada de acordo com as informações de cada localidade, que serão também prestadas no Portal das Artes.

Em caso de dúvidas a respeito do processo de seleção, a quem devo me dirigir?
O interessado deve encaminhar suas dúvidas para o e-mail ctac@funarte.gov.br ou pelo telefone (21) 2279-8122.

O que é o Edital de Doação de Equipamentos de Iluminação Cênica do CTAC?
O Edital é o meio que o CTAC encontrou para dotar teatros de pequeno, médio e grande porte com elementos de iluminação cênica: mesa de controle, módulos de potência, projetores e refletores.

Quando acontece o Edital?
O Edital acontece uma vez por ano, em data a ser divulgada no Portal das Artes.

A quem é destinada a doação de equipamentos?
Aos teatros e/ou instituição públicas e privadas que possuam espaços  para realização de atividades cênicas.

O que é a Consultoria Técnica do CTAC?
É a prestação de consultoria em projetos de construção, reforma, adequação e equipagem de espaços cênicos.

Como faço para solicitar uma consultoria técnica?
O interessado deve encaminhar um e-mail para arqcenica@funarte.gov.br.

Existe algum custo para solicitação da consultoria?
Os custos operacionais de deslocamento do técnico cedido para a consultoria serão arcados pela entidade solicitante.

A quem é destinada a Consultoria Técnica do CTAC?
Aos teatros de pequeno, médio e grande porte de todo o país, administrados por instituições públicas ou privadas.


ARTES CÊNICAS / DANÇA

Como são formadas as comissões de avaliação
A comissão é escolhida pela própria Coordenação de Dança da Funarte, que avalia no meio artístico profissionais do setor qualificados para a função.

Após o projeto ser contemplado, pode ocorrer algum tipo de modificação na programação ou equipe?
As modificações solicitadas pelos contemplados precisam ser encaminhas para a Coordenação de Dança da Funarte, para avaliação do Coordenador.

Como são divulgados os editais da Coordenação de Dança da Funarte?
Os editais são divulgados na página de Dança do Portal das Artes.

Os convênios podem ser feitos por qualquer instituição?
Não, os convênios podem ser estabelecidos apenas entre instituições públicas.

Para que serve o Cadastro da Dança?
O Cadastro foi uma ferramenta desenvolvida para mapear a cadeia produtiva da dança, e proporcionar fonte de pesquisa para os profissionais do setor.

Qualquer pessoa da área pode entrar no cadastro?
Sim. Qualquer pessoa.

Existe algum custo para o Cadastro?
Não, o cadastro é gratuito.

Posso apresentar um projeto de oficinas para a Coordenação de Dança da Funarte?
Sim. Qualquer pessoa pode apresentar um projeto de oficinas. A ação vai ser aprovada ou não, dependendo da qualificação do projeto e necessidade de atendimento da demanda solicitada.

A contrapartida dever ser necessariamente de uma instituição pública?
Não. No caso das oficinas, a contrapartida pode ser de instituições públicas ou privadas.

Como é feito o processo de escolha da curadoria?
A Funarte, através de seus centros, escolhe um profissional qualificado no mercado para a função.

O Outras Danças é um projeto da Funarte?
Sim, o projeto foi desenvolvido pela Coordenação de Dança da Funarte para estreitar os laços entre os países sul-americanos, no intuito de fomentar novas linguagens e experiências artísticas, visando a capacitação dos artistas brasileiros.


ARTES VISUAIS

Como devem proceder as pessoas interessadas em ocupar um dos espaços expositivos da Funarte nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo?
A ocupação dos espaços expositivos acontece por meio de seleção em edital público. Para 2012, as inscrições nos editais de ocupação foram encerradas em 30/04. Os interessados devem acompanhar o lançamento dos próximos editais no Portal das Artes.

Qual é o horário de funcionamento dos espaços expositivos da Funarte?
Os espaços estão abertos de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Como devem proceder as pessoas interessadas em participar da seleção para o projeto Conexões Artes Visuais?
Os interessados podem obter mais informações ou enviar propostas através do e-mail verarodrigues@funarte.gov.br.


MÚSICA / PROJETO BANDAS

Qual a data prevista para o lançamento do Edital para a distribuição gratuita dos instrumentos musicais?
Acessar periodicamente o Portal das Artes, para acompanhamento do lançamento do próximo edital.

Quando serão realizados os Painéis Funarte de Bandas de Música em 2012?
27 a 29 de julho – Rio de Janeiro/RJ
17 a 21 de outubro – Natal/RN
07 a 11 de novembro – Vigia/PA
05 a 09 de dezembro – Ponta Grossa/PR

Como criar uma banda de música?
As orientações para a criação de bandas de música estão disponíveis na página do Projeto Bandas no Portal das Artes.

Como cadastrar uma banda de música na Funarte?
O formulário para cadastro está disponível na página do Projeto Bandas no Portal das Artes.

Como adquirir partituras para bandas?
Encaminhar a solicitação com o endereço completo para o e-mail: coordenacaobandas@funarte.gov.br.

Que tipo de banda pode se candidatar ao Edital de Distribuição de Instrumentos?
Banda de música constituída juridicamente, com estatuto e/ou regimento interno registrado em cartório, cadastrada na Receita Federal (CNPJ) e em funcionamento há pelo menos seis meses.


PROGRAMAS INTEGRADOS

O que é o Centro de Programas Integrados?
O Centro de Programas Integrados da Funarte (Cepin) é o setor responsável pela elaboração, execução e avaliação de políticas culturais transversais entre as artes e outros campos do conhecimento que promovam o desenvolvimento humano, como: educação, ciência e tecnologia, economia, memória e preservação, informação e comunicação. Fazem parte do Centro de Programas Integrados o Centro de Documentação da Funarte, o Portal das Artes, a Gerência de Edições e o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica.

Quais são os principais programas?
O Cepin está à frente do programa Brasil Memória das Artes (de digitalização e difusão de acervos culturais), do Programa Interações Estéticas – Residências artísticas em pontos de cultura (em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura) e do Programa de Experimentação em Arte, Cultura e Tecnologia, que promove ações de apoio à arte e tecnologia no país.

Como é possível participar de um programa do Cepin?
Em sua maioria, os programas do Cepin são abertos à sociedade por meio de editais de seleção pública.

Quando são publicados os editais do Cepin?
Cada ação tem um cronograma específico de planejamento, publicação, divulgação, seleção, execução e avaliação de resultados. As datas de publicação de cada edital depende da disponibilidade orçamentária no exercício fiscal.