Você está em: Acesso à InformaçãoCedoc – Centro de Documentação

Acesso à informação

Cedoc – Centro de Documentação

O que é
O Centro de Documentação e Informação em Arte (CEDOC) foi criado em 1976 com a finalidade de preservar registros de eventos e projetos culturais produzidos ou apoiados pela Funarte em território nacional. Em 1990, a Funarte, a Fundação Nacional de Artes Cênicas e a Fundação do Cinema Brasileiro foram extintas e passaram seus acervos ao controle do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (Ibac). Em setembro de 1994, o Ibac passa a se chamar Funarte. E o Cedoc, na nova estrutura administrativa, torna-se o responsável pela preservação de todo esse patrimônio documental. Historicamente, portanto, o Centro emerge das mudanças ocasionadas pelas políticas federais adotadas para a Cultura em 1990. Mas seu acervo reúne documentos que remetem à década de 1930 e que já pertenceram à Comissão Nacional de Teatro e ao Serviço Nacional de Teatro, instituições extintas.

O Centro de Documentação e Informação da Funarte tornou-se local de referência para estudantes, professores, pesquisadores e muitos profissionais da área artística por guardar documentos de grande relevância para a memória cultural brasileira. Seu acervo é formado por aproximadamente dez mil textos teatrais, 21 mil cartazes, duas mil partituras musicais e muitos programas raros de teatro e circo. Reúne também cerca de 56 mil dossiês sobre personalidades, espetáculos, eventos e espaços culturais, além de arquivos privados de grandes nomes da área artística. A Biblioteca Edmundo Moniz, que faz parte de sua estrutura, possui mais de 40 mil livros e 3.500 títulos de periódicos brasileiros e estrangeiros. Fazem parte do acervo ainda preciosidades da produção iconográfica brasileira, com destaque para a Coleção Foto Carlos (da agência do fotógrafo Carlos Moskovics), com imagens de espetáculos teatrais montados, em sua maioria, no Rio de Janeiro, entre 1942 e 1980. Da mesma área, merecem ser citados os três mil desenhos originais de cenários e figurinos do teatro e do cinema nacional. O Centro preserva ainda um grande acervo sonoro e imagético de eventos promovidos pela Funarte em suas salas de música, galerias de arte e teatros e em outros espaços culturais. Além disso, coloca ao alcance do público gravações de programas radiofônicos produzidos em convênio com a Rádio MEC . Dessa forma, o Cedoc, hoje vinculado ao Centro de Programas Integrados da Fundação, torna disponíveis as bases para a realização de trabalhos acadêmicos sobre a arte brasileira e de estudos econômicos e políticos relacionados às intervenções do Governo Federal na cultura.

Principais atividades
A Funarte busca, por meio do Cedoc, tratar, preservar e difundir todo esse patrimônio documental. Hoje, a instituição oferece mais condições de acesso ao seu acervo: o público pode consultá-lo em visitas ao espaço da Rua São José, no Centro do Rio de Janeiro, ou acessar parte dele pela internet, no Portal das Artes.

Os serviços prestados:

Consulta ao acervo: de acesso público e disponível no local: Rua São José, 50 – 2o andar; centro – Rio de Janeiro – 20010-020 – RJ, tel.: (21) 2279 8290/8291; fax: (21)2262.4516. Com sala de leitura e acesso livre às estantes do setor de referência dispondo de sala de áudio e vídeo para pesquisas de discos e fitas, por e-mail: bibli.cedoc@funarte.gov.br, e pelo portal.

Empréstimo: é permitido, somente, entre instituições que possuam bibliotecas e a funcionários da Funarte, mediante solicitação formal à biblioteca. No caso de documentos audiovisuais e iconográficos, os empréstimos são realizados após avaliação e autorização da sua coordenação.

Orientação ao usuário: treinamento formal e informal prestado por profissionais especializados aos usuários, para melhor utilização dos serviços e recursos de informação disponíveis na biblioteca.

Reprodução: a reprodução dos referidos documentos é concedida desde que os interessados obtenham autorização dos detentores de direitos legais e autorais.

Visitas guiadas: serão realizadas para pequenos grupos (escolares, universitários, visitantes), com agenda prévia.

Horário de funcionamento para o público: de segunda à sexta, das 10h até às 17h. A entrada para pesquisa só permitida até às 16:30h.

Sugestões: anote suas idéias, críticas e sugestões e as entregue no balcão de atendimento. Sua opinião é muito importante para nós, participe!

Metas
As metas do Cedoc, diretamente relacionadas à sua missão e parte integrante de sua rotina diária, são:

Aquisição de acervo através de coleta, doação, compra e permuta, a partir de análise e seleção prévias;

Processamento técnico do acervo e recuperação da informação;

Disseminação da informação (produtos e serviços);

Atendimento às necessidades e demandas de informação dos usuários;

Conservação do acervo;

Capacitação técnica da equipe.

Como Participar
Centro de Documentação
Email: bibli.cedoc@funarte.gov.br
Endereço: Rua São José, 50 – 2o andar; centro – Rio de Janeiro – 20010-020 – RJ
Tel.: (21) 2279 8290/8291